Depois de exibir versões conceito do modelo, a chinesa Great Wall Motors promete mostrar no Salão do Automóvel de Chengdu no dia 29 deste mês a versão definitiva do seu próprio Fusca. Totalmente elétrico, o carro tem layout muito parecido com o do conhecido modelo da Volkswagen.
Feito pela ORA, pertencente à Great Wall, os carros deverão vir com duas opções de bateria, 47,8 kWh e 59,1 kWh. A autonomia para ambas as versões é de, respectivamente, 401 km e 500 km. A empresa também visa trazer ao mercado duas versões elétricas do modelo retrô: o Punk Cat (para homens) e o Ballet Cat (para mulheres). As diferenças deverão estar restritas principalmente aos faróis e luzes traseiras.
Obviamente a Volkswagen já notou que o modelo existe e se trata de uma cópia de seu Fusca. Entretanto, processar a Great Wall pode não ser a coisa mais fácil do mundo para a montadora alemã, devido ao fato de não ser claro se o design do Fusca e do New Beetle ter sido patenteado na China, onde normalmente as leis deste tipo não são rigorosas e empresas de fora costumam ter problemas para mover ações judiciais contra marcas do país.
A Volkswagen já disse em outra ocasião sobre o tema que se reserva o “direito de tomar todas as medidas legais necessárias”, porém até hoje nada foi feito.
Há algum tempo, rumores dão conta de que a Volkswagen estaria desenvolvendo um novo Fusca elétrico, que poderia ser lançado após o ID.Buzz. Porém, pelos acontecimentos, a possibilidade de que os “Cats” da Great Wall sejam lançados antes é maior.
O fato é que a Great Wall Motors já anunciou que pretende em breve vender seus modelos elétricos no Brasil. Os planos ainda são iniciais, porém a lista de prioridades da montadora parece ter em seu topo um SUV premium e uma picape média. Desta forma, o Fusca não deverá ser visto por aqui. Ou pelo menos não em um futuro próximo.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.