Anunciado durante a Intersolar South America, a Seres revelou que venderá seus caros no Brasil muito em breve. Parceira da marca de celulares Huawei, a fabricante chinesa terá como destaque um SUV elétrico com autonomia prometida de 1.000 km, mas com uma pequena ajuda da combustão.
Assim como os primeiros BMW i3 vendidos no Brasil, o Seres SF5 será um carro elétrico com autonomia estendida. Ou seja, é movido totalmente por baterias e motores elétricos, contudo, quando a energia acaba, um motor 1.5 a combustão entra em ação para carregar o sistema e chegar aos prometidos 1.000 km de autonomia.
Somente com as baterias, ele roda só 180 km, mas o gerador amplia até 1.000 km, na versão de 550 cv e 83,6 kgfm. Uma variante de entrada com 347 cv e 53 kgfm de torque roda somente 700 km com carga e tanque completo. O modelo mais fraco tem dois motores elétricos, enquanto o mais potente conta com quatro motores e bateria maior de 35 kWh.
O Seres SF5 tem visual cupê e porte bastante generoso. São 4,70 m de comprimento, o que o coloca com desvantagem de apenas 6 cm em relação a um Jeep Commander. Segundo a marca, na versão mais potente, ele chega aos 100 km/h em 4,6 segundos e só para de acelerar aos 210 km/h.
Haverá ainda outro modelo, o Seres 3. Ele será o modelo de entrada da marca com motor de 163 cv e 30,6 kgfm de torque, mas dessa vez totalmente elétrico. Segundo a Seres, é capaz de rodar 300 km com carga completa e chega aos 100 km/h em 8,9 segundos. Ele não tem a mesma pegada cupê do irmão e o porte é de Jeep Compass.
As vendas começam no ano que vem com unidades importadas da China, segundo o Automotive Business. A Seres, porém, é uma empresa com sede na Califórnia (EUA), mas que não vende seus carros por lá. A tecnologia de baterias é toda fornecida pela Huawei, que é controladora da marca.
>>Volvo C40: como é rodar 1.000 km com o elétrico | Avaliação
>>Novo Peugeot 2008 é cogitado no Brasil, mas antes vem elétrico
>>BYD Tan: é um cruzeiro 5 estrelas com vista para o mar | Avaliação