O avanço da Sony no mercado de carros elétricos pode não parecer muito consistente, mas dois anos após a demonstração do primeiro conceito Vision-S, a corporação japonesa admitiu que iria produzir carros elétricos em cooperação com parceiros, com foco no desenvolvimento de software. Este ano, será estabelecida uma joint venture com a Honda Motor, que começará a entregar o primeiro modelo de produção de um carro elétrico em 2025.
Em um comunicado de imprensa bastante lacônico, os parceiros não escondem o fato de que nesta aliança, a Honda será responsável pela produção de veículos elétricos, e a Sony oferecerá um ecossistema de software. Este último disse anteriormente que gostaria de vender veículos por assinatura, gerando fluxos de caixa estáveis de serviços relacionados, como é o caso do segmento de consoles de jogos.
A nova joint venture entre Sony e Honda ainda nem tem nome, chama-se apenas “New Company”. A joint venture começará a operar este ano. A Honda também será responsável pelo serviço pós-venda de veículos elétricos, e a Sony está empenhada em atualizar regularmente o software de bordo e manter a infraestrutura dos “serviços de mobilidade” oferecidos.
De referir que no mercado norte-americano, a Honda Motor vai promover os veículos elétricos através da cooperação com a General Motors e através da utilização da plataforma Ultium desta montadora. O crossover Prologue chegará ao mercado dos EUA no próximo ano, com o modelo irmão da Acura chegando mais tarde. No futuro, a Honda pretende oferecer veículos elétricos de design próprio aos compradores americanos e, até 2040, abandonará completamente a venda de carros com motores de combustão interna no mercado mundial.
Curiosamente, na China, essa migração será ainda mais rápida, pois no mercado local a Honda se recusará a vender carros exclusivamente com motores de combustão interna já em 2030, embora continue oferecendo modelos híbridos. No mercado chinês, os parceiros de produção da Honda serão Dongfeng e GAC, que começarão a produzir crossovers elétricos e: NS1 e e: NP1 a partir de 2024. Acontece que a Honda Motor terá uma estratégia própria para a eletrificação do transporte em diferentes macrorregiões. A Honda inicialmente queria reviver a produção de carros de passeio com células de combustível de hidrogênio, mas atualmente está cética sobre as perspectivas de usinas desse tipo no segmento de transporte de passageiros.