A startup californiana Alef Aeronautics apresentou na última semana a sua visão de um carro voador que pode mexer com o mercado de eVTOLs: um veículo movido a baterias que pode rodar no chão e nos ares. Em fase de pré-encomenda, o carro elétrico está sendo vendido a US$ 300 mil (aproximadamente R$ 1,6 milhão). As entregas estão programadas para começar no quarto trimestre de 2025.

Batizado de Modelo A, o veículo tem design futurístico, com uma cabine redonda e envidraçada, que fica completamente isolada da carroceria externa, e é feita com uma tecnologia de malha 3D. Como uma fuselagem estilo drone, o veículo executa uma configuração octacopter, com oito hélices, cada uma com cerca de 61 cm de diâmetro.

Uma vez no ar, a cabine gira 90 graus para o lado e, à medida que o eVTOL avança, a ela é suspensa para permanecer nivelada. Quando a velocidade no ar aumenta, o mesmo acontece com a inclinação da fuselagem.

O portal New Atlas explica que a reformulação da carroceria como um conjunto de asas oferece sustentação suficiente para fazer o veículo voar com eficiência no modo de cruzeiro.

Carro voador da Alef Aeronautics, por enquanto, atinge baixas velocidades no chão — Foto: Divulgação/Alef Aeronautics

De acordo com a Alef Aeronautics, um protótipo em tamanho real está sendo testado desde 2019 e já foi testado para investidores. O Modelo A, designado pela empresa como um “veículo de baixa velocidade”, deverá ser equipado itens mínimos para poder rodas nas ruas, como faróis, lanternas traseiras, setas, espelhos, limpadores de para-brisa e buzina.

Por enquanto, ele será limitado a uma velocidade entre 32-40 km/h no chão, mas a sua fabricante não espera que os futuros proprietários rodem muito no asfalto, e sim no ar. Inicialmente, ao que tudo indica, os pousos e decolagens terão de ser feitos de um aeroporto ou heliporto. Mais para frente, a expectativa é que as leis mudem e seja possível sair com o eVTOL de qualquer lugar, exceto em zonas restritas.

Os próximos planos da companhia incluem uma versão Model Z, com capacidade para 4 a 6 pessoas, até 2035. O carro deverá ser capaz de percorrer 483 km na rua e 354 km no ar.

Quer conferir os conteúdos exclusivos de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here