Veículo da alemã Sono Motors é equipado com 346 células de energia solar e exige menos paradas para recarga

A startup alemã Sono Motors divulga nesta segunda-feira, 25, o preço do seu primeiro carro elétrico movido à energia solar: € 25.126 (valor líquido). Batizado de “Sion”, o veículo é um hatchback quadrado coberto de células solares que carrega em movimento e exige quatro vezes menos parada para reabastecer. A produção começa em 2023.


– Conecte-se com as vozes mais influentes do setor automotivo e da mobilidade: inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience


Com esse valor, a expectativa é que o Sion tenha um dos menores TCOs (Custo Total de Propriedade) entre os carros médios, uma vez que o abastecimento por energia solar reduz a necessidade de carregamento em casa ou em eletropostos.

Durante evento de apresentação, a cofundadora e CEO da Sono Motors, Laurin Hahn afirmou que não há planos para aumentar o preço do veículo, apesar da inflação recorde na Europa nos últimos 12 meses e os desafios do setor automotivo global.

Design externo com células de energia solar

A Sono Motors divulgou também as melhorias no design final do veículo. Por fora, o Sion ganhou novos faróis e luzes traseiras, novo design na lateral inferior e uma traseira simplificada com câmera 3D e nova tampa de carregamento.

Coberto por 456 meias-células solares integradas, o veículo tem autossuficiência em viagens curtas. A energia gerada pelas células solares deve alcançar 305 km da bateria em uma média de 112 km (até 245 km) por semana. Segundo a startup, nas áreas metropolitanas o Sion é mais prático do que os carros elétricos comuns, uma vez que o veículo solar precisa de até 4 vezes menos paradas para recarga. 

A tecnologia de carregamento bidirecional complementa a integração solar do carro e foi projetada para transforma-lo em uma “usina sustentável” sobre rodas, capaz de alimentar dispositivos eletrônicos, casa ou outros carros elétricos com potência de até 11 kW.

O veículo está disponível na pré-venda e a produção está prevista para 2023. Nos próximos meses, o carro será testado em pistas fechadas e em ruas públicas da Europa e nos Estados Unidos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here