Uma startup indiana chamada Vazirani Automotive revelou o que chama de “veículo elétrico mais leve do mundo”. O Ekonk, também é considerado pelos seus criadores o carro mais rápido que a Índia já produziu.
Segundo a empresa, o EV pesa apenas 738 kg, sendo desenvolvido com um corpo feito totalmente em fibra de carbono. Os detalhes oficiais dão conta de um pico de produção do trem de força elétrico em 722 cv (531 kW).
publicidade
O carro elétrico da startup indiana também aparece como capaz de alcançar cerca de 308 km/h, tendo um sprint de 0-100 km/h em 2,54 segundos. Sem fornecer números exatos, a Vazirani afirma que o Ekonk tem um dos menores coeficientes de arrasto para um veículo desse tipo.
Coeficiente de arrasto é como se dá a medida de resistência de um objeto em um meio fluido, tal como o ar. Em outras palavras, é como podemos quantificar a força de resistência ao ar por parte de uma dada superfície. Quanto menor, melhor para a velocidade de um veículo, levando em consideração fatores como design e aerodinâmica.
Tecnologia deixa a bateria mais leve
Um carro elétrico tende a ser mais pesado que carros convencionais justamente pelo peso da bateria. Para termos uma ideia, o GMC Hummer, por exemplo, em sua versão Edition 1 (dotado de muitas baterias para autonomia e potência adicionais) pesa mais de 4 toneladas. Isso é quase três vezes o peso de um Honda Civic.
O supercarro elétrico de assento único da Vazirani usa uma tecnologia de bateria com refrigeração a ar, ao invés de um sistema refrigerado a líquido usado por outros EVs modernos. A chamada tecnologia DiCo (Direct Cooling, ou resfriamento direto), conforme traz a montadora, é baseada na biomimética, usada por alguns animais para regular a temperatura corporal.
A startup informa que esta é uma solução de resfriamento de estado sólido desenvolvida com tecnologia de nanopartículas. Graças a ela, há diminuição de 70% dos componentes de refrigeração da bateria, resultando na redução significativa do peso do veículo e em melhoria de desempenho e alcance.
Leia mais:
O carro foi testado em forma de protótipo na pista de alta velocidade Natrax perto de Indore, na Índia, como pode ser visto no vídeo abaixo. Chunky Vazirani, fundador da startup e que já passou por empresas como Rolls-Royce e Jaguar Land Rover, diz que o Ekonk “significa nosso verdadeiro começo, onde pela primeira vez o design e a inovação se juntam”.
Por enquanto, o leve carro elétrico ainda é um protótipo, sem muita previsão sobre entrada em produção. Como registrado no site da empresa, nas escrituras indianas, Ekonk significa o “Início da Luz Divina”. “A Grande Explosão”. Para a Vazirani, o Ekonk significa o primeiro veículo “vivo” da empresa.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.