Startup Zletric lança a primeira rede de recarga para veículos elétricos no Brasil. “Acreditamos que os veículos elétricos serão o ponto central da revolução na mobilidade urbana”, diz Pedro Schaan, CEO da Zletric .
Existem atualmente no Brasil cerca de 400 estações para recarga de veículos elétricos. Elas estão localizadas em grandes cidades e são em número insuficiente para dar autonomia aos aproximadamente 3.000 carros elétricos e híbridos emplacados.
Essas estações não estão interligadas como uma rede. Na prática, o proprietário de veículo elétrico tem que planejar e prever o seu deslocamento, mapeando os possíveis pontos de carregamento. “Esse mercado ainda é pequeno, mas muito promissor”, avalia Pedro.
A estimativa é que em 2030 a frota de carros elétricos corresponda a 20% do total de novas vendas no Brasil. “A experiência que queremos gerar para o usuário é a que ele possa fazer seu deslocamento como fazia com o carro movido a gasolina, sem se preocupar com planejar uma recarga”, diz o CEO da Zletric.
As primeiras 50 estações de recarga estão sendo instaladas em estacionamentos através de uma parceria com a empresa Safe Park nas capitais Porto Alegre e Florianópolis.
Em 2020 a expectativa é que sejam instaladas mais 400 estações. “Ainda em 2019 vamos ampliar a malha de estações de recarga para a serra e litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, diz Pedro.