A Stellantis fechou o primeiro semestre de 2022 no segundo lugar do ranking de vendas de veículos elétricos na Europa, ultrapassando a Tesla e só ficando atrás da Volkswagen.
Ao total, o conglomerado que une Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën vendeu 105.413 veículos elétricos no primeiro semestre, enquanto o grupo da Volkswagen vendeu 116.307. A Tesla, enquanto isso, vendeu apenas 78.277 unidades, com a produção prejudicada nas fábricas da China devido a rígidos lockdowns impostos no país.
As vendas do grupo Stellantis foram lideradas pelo Fiat 500, veículo elétrico mais vendido na Itália e Alemanha no segundo trimestre. Foram 32.315 unidades vendidas, um salto de 72% em comparação ao mesmo período do ano passado. O VRUM testou esse carro e fez uma avaliação completa. Conferira:
Construído sobre a plataforma Mini EV, o subcompacto Fiat 500 é equipado com motor elétrico de 118cv e 22,4kgfm de torque, com possibilidade de recarga das baterias em tomada de três pinos doméstica, WallBox ou sistema ultra-rápido, variando de 35 minutos a quatro horas para o reabastecimento. O modelo traz sistemas de auxílio à condução. A autonomia pode variar de 320 a 460 quilômetros, dependendo do modo de condução e velocidade.
Apesar dos bons resultados, a disputa da Stellantis com a Tesla não deve acabar tão cedo. Agora que a China flexibilizou as medidas sanitárias de prevenção à COVID-19, a empresa de Elon Musk espera voltar com força total no segundo semestre de 2022. E ela tem tudo para acreditar nisso: o Tesla Model Y ainda é o carro elétrico mais vendido da Europa, com 39.969 vendas nos primeiros seis meses do ano.
O VRUM testou o único Tesla Model Y de Minas Gerais, assista: