O set de filmagem no shopping Gwinnett Place Mall, conhecido na ficção como Starcourt Mall em Stranger Things (Foto: Myridd Wells)

Stranger Things, Era uma vez em Hollywood, Chernobyl, Coringa, e Mindhunter. Além de um roteiro super legal, essas séries têm uma produção impecável. Para todo o cenário ser fiel à época, a figuração inclui os carros clássicos.

Os produtores de Hollywood ou de séries para a TV (o que inclui Neftlix, Amazon Prime e HBO) precisam correr atrás de tudo o que a gente vê nas encenações. Isso levou uma empresa norte-americana a explorar esse nicho: a Y´allywood é uma agência com um catálogo enorme de carro antigos para aluguel.

70 carros da empresa Y'allywood foram cedidos à série Stranger Things, da Netflix (Foto: Divulgação)

Quem está por trás da vasta frota de veículos que vai desde um Mercury Cougar conversível 1972 a até um caminhão militar é a empresa Y’allywood. O casting inclui picapes típicas do interior, tais como a Chevrolet Silverado e Ford F-150.

Além dos utilitários, outros automóveis típicos estão lá, exemplos de alguns Chevrolet Camaro e Chevelle, Jeep Grand Wagoneer e o primeiro Honda Civic e um simpático VW Golf conversível de primeira geração, todos das décadas anteriores.

De acordo com a reportagem do site Atlanta Magazine, a gearhead e fundadora da empresa Beth Aylward começou o negócio ao perceber a alta demanda de alugueis de carro no leste dos Estados Unidos. Mais especificamente na cidade de Atlanta, onde a indústria cinematográfica era defasada em relação a Hollywood.

Sócia da empresa Jeana Lopeman com seu Mercury Cougar de 1972 (Foto: Reprodução Atlanta Magazine. Foto: Beth Ward)

O primeiro modelo alugado por Beth foi o Rambler da falecida American Motors (somente a Jeep sobreviveu entre as marcas do grupo). O conversível foi coadjuvante na série American Dreams, que foi ao ar nos EUA entre 2002 e 2005, mas remetia aos anos de 1960.

Foi quando ela percebeu que os donos dos carros recebiam pouco por alugarem seus modelos, bem menos do que em Hollywood. O mercado de “picture cars” era pouco explorado e tinha chances de crescimento, investiu no ramo de carros de aluguéis para televisão.

Da esquerda para direita: Stacy Frasure, Beth Aylward e Jeana Lopeman, as administradoras da locadora (Foto: Beth Aylward)

Foi no set da série Halt and catch fire que conheceu a colecionadora de carros clássicos Jeane Lopeman, que sugeriu a Aylward de criar um grupo no Facebook para entrar em contato com donos de carros antigos e possíveis interessados da indústria e poder expor seus automóveis.

E deu certo: seus modelos foram parar em filmes aclamados como Pantera Negra (2018), Venom (2018), Feito na América (2017) e o Estrelas além do tempo (2016). Além de séries como Ozark (2017), Objetos Cortantes (2018), The Originals (2013) e Love (2016)

Cena do filme Venom, de 2018 (Foto: Reprodução)

O grande negócio da locadora certamente foi quando 70 carros de sua frota, participaram das cenas no fictício shopping Starcourt. A coleção inclui um Ford F-150, VW Fusca conversível, Ford Pinto Wagon 1974,  Lincoln Continental 1977, entre outros clássicos de dar inveja. 

Engana-se quem pensa que a coleção da Y’allywood é só de carros antigos. Modelos dos anos 1990 a 2010 como o roadster BMW Z3, Ford Expediction, Chevrolet Silverado e até o híbrido Toyota Prius compõem a coleção.  Se o produtor procurar por algo mais inusitado, a empresa oferecfe também trailers antigos (incluindo os belos Airstream), motos e até uma lancha.  

Trailer antigo também faz parte da frota da Y'allywood  (Foto: Reprodução )

A empresa orgulha-se em informar que é a primeira no ramo de “picture car” (ou carro de cinema) a ser administrada por mulheres. 



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here