A Subaru anunciou um novo modelo de carro elétrico que é capaz de chegar a mais de 1.000 cavalos de potência: o STI E-RA Concept ultrapassa o Tesla Model S Plaid, e foi apresentado durante o Tokyo Auto Salon.
O novo STI E-RA Concept é o carro de pista de futuro da Subaru. Utilizando os seus quatro motores Yamaha, um em cada roda, o carro elétrico para corridas automóveis pode gerar até 1.073 cavalos de potência. O modelo também possui uma força descendente extensa junto com a tração nas quatro rodas, que é ligado a um sistema de vectorização de torque “único” que maximiza a aderência e a estabilidade.
A marca japonesa estimou que o modelo consiga realizar uma volta no traçado de Nüburgring, na Alemanha, em 6 minutos e 40 segundos, o que deve ser mais rápido que os 7 minutos e 35 segundos do Tesla Model S Plaid, embora um pouco mais lento do que ID.R da Volkswagen, que chega nos 6 minutos e 5 segundos.
Um dos pontos que chama a atenção no novo carro elétrico voltado para corridas automóveis é a sua bateria, que é bem pequena, com uma capacidade de 60 kWh. Entretanto, a fabricante afirma que isso não será um impasse e que o modelo vai dar-se bem em pista. Os testes do veículo devem começar até ao final de 2022.