Escreva um artigo baseado no
Agência Internacional de Energia estima que alta procura por eletrificados iniciará queda significativa na demanda por petróleo
A IEA (Agência Internacional de Energia) estima que mais de 1 em cada 5 carros vendidos em 2024 serão elétricos. Em relatório divulgado na 3ª feira (23.abr.2024), a agência diz que as vendas de carros elétricos neste ano somarão 17 milhões de veículos, 3 milhões a mais do que o registrado no ano passado quando também houve um crescimento nas vendas em comparação ao ano anterior. Leia a íntegra do relatório (PDF – 5 MB, em inglês).
Segundo o estudo, esse aumento na procura por veículos eletrificados deve iniciar uma queda na demanda por petróleo. A agência internacional diz que a circulação de carros, vans, ônibus e outros veículos de carga elétricos vão evitar o uso de 6 milhões de barris de óleo por dia em 2030 e superar os 10 milhões em 2035. Isso é o equivalente a toda a demanda por óleo utilizada no transporte rodoviário dos EUA.
O estudo aponta que o desenvolvimento das vendas fora dos principais mercados de veículos elétricos– China, EUA e União Europeia concentraram 60% das vendas em 2023– apresentou evolução no ano passado e aumentou a confiança das empresas nos modelos eletrificados.
Em 2023, a comercialização de elétricos alcançou 15% do total de veículos no Vietnam e 10% na Tailândia. Em outros países com grandes mercados automotivos como Brasil, Índia e Indonésia, a IEA destaca que os governos locais têm incentivado a entrada de elétricos em seus respectivos mercados locais por meio de subsídios.
“Nas economias emergentes com grandes mercados automóveis, as ações ainda são relativamente baixos, mas vários factores apontam para um maior crescimento. Medidas políticas como subsídios e incentivos à compra de veículos elétricos (EV) e baterias a produção está desempenhando um papel fundamental”, diz o relatório.
PREÇOS ESTÃO CAINDO
Outro fator que tem aumentado as vendas de veículos eletrificados é que os investimentos, os volumes cada vez maiores de produção e a competição entre montadoras tem feito o preço desses automóveis diminuir, o que torna mais as chances desses veículos serem absorvidos nos mercados emergentes.
O relatório informou que mais de 60% dos carros elétricos vendidos na China em 2023 já são mais baratos do que os veículos a combustão equivalentes. Nos EUA e na União Europeia esse cenário ainda não inverteu e os modelos elétricos nesses mercados ainda são de 10% a 50% mais caros do que os veículos movidos a gasolina.
A IAE destacou que os primeiros veículos elétricos a chegarem nos países emergentes eram modelos grandes e caros, mas que nos últimos 2 anos os veículos mais compactos que entraram nesses mercados tem tido bons resultados e expandiram a presença das marcas, especialmente chinesas, no globo.
INFRAESTRUTURA CRESCEU
O número de eletropostos públicos registrou um crescimento de 40% em 2023 ante o ano anterior. A infraestrutura para recarga dos veículos costuma ser apontada como um impeditivo para que esses veículos deslanchem no mercado e o investimento para solucionar essa questão são altos e muitas vezes dependem dos governos locais.
Contudo, o resultado de vendas tem feito as montadoras se aproximarem dos órgãos públicos locais para apresentar projetos de construção de eletropostos para alavancar suas vendas. No Brasil, por exemplo, a Raízen e a BYD firmaram uma parceria neste ano para instalação de 600 pontos de recarga em 8 capitais.
A agência internacional avalia que o número de eletropostos públicos deve aumentar em 6 vezes até 2035 para abrigar a demanda de veículos elétricos.
100% exclusivo, livre de plágio e totalmente otimizados para SEO com cabeçalhos
Fonte: 1 em cada 5 carros vendidos em 2024 será elétrico, diz estudo