Escreva um artigo baseado no
O Brasil está prestes a receber seu primeiro veículo com motorização híbrida produzido em solo nacional. Trata-se do SUV de alto luxo BMW X5 xDrive50e, com trem de força híbrido plug-in (PHEV). A notícia foi confirmada pelo BMW Group nesta semana, revelando que a produção do modelo terá início no último trimestre de 2024, na fábrica em Araquari (SC).
A decisão de produzir o X5 híbrido em Santa Catarina foi motivada pelo crescimento das vendas de modelos eletrificados da BMW no mercado brasileiro. No ano passado, 25% dos 15.113 veículos vendidos pelo grupo alemão no país possuíam sistemas de motorização elétrica ou híbrida. “Essa é uma das razões para anunciar agora a produção do BMW X5 Plug-in Hybrid no Brasil a partir do último trimestre deste ano”, disse Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.
Carros elétricos e híbridos responderam por 25% das vendas do BMW Group no Brasil em 2023 (Divulgação)
Fora o pioneirismo na produção de um veículo híbrido no Brasil, o BMW X5 com sistema de motorização elétrica auxiliar será o automóvel mais potente do mercado nacional. Hoje importado da Alemanha, o modelo xDrive50e é impulsionado pelo motor 3.0 seis cilindros biturbo a gasolina combinado a um propulsor elétrico, gerando uma potência combinada de 498 cv. Ele também será o carro mais caro do país: a versão atual parte de R$ 731.950.
Michael Nikolaides, Head de Production Network e Logística do BMW Group, diz: “O BMW Group está comprometido com a abertura tecnológica. Nesse contexto, os PHEVs são, e continuarão sendo, um elemento importante de nossa oferta tecnológica. E o BMW X5 trará sua tecnologia PHEV de ponta para uma linha de produção na região da América do Sul pela primeira vez.”
BMW X5 xDrive50e: motor a gasolina e elétrico geram um potência combinada de 498 cv (Divulgação)
O X5 será o quinto produto produzido na planta da BMW em Araquari. A fábrica, que outubro completará 10 anos de atividades, também produz os SUVs X1, X3 e X4, além do sedã Série 3. “Estou orgulhoso em dizer que a planta Araquari será a única a produzir modelos a combustão interna, híbrido plug-in e flex-fuel em toda a rede de produção do BMW Group”, comentou Michael Nikolaides, Head de Production Network e Logística do BMW Group.
Investimentos da BMW no Brasil
O BMW Group anunciou em dezembro de 2023 um aumento de 10% do ritmo de produção na Planta Araquari, planejando atingir 11.000 unidades anuais a partir de 2024. Essa expansão será acompanhada por um acréscimo de 5% na força de trabalho da empresa no Brasil, com a contratação de mais de 50 novos funcionários para a unidade em Santa Catarina.
Recentemente, a Planta Araquari ampliou sua capacidade de geração de energia solar. Com cerca de 20% do telhado da instalação coberto por painéis fotovoltaicos, totalizando 1.902 unidades em uma área de 9.940 m², a eletricidade gerada no próprio local serve na produção de aproximadamente 650 carros, mais que o dobro da capacidade anterior.
A Planta Araquari será a única da BMW habilitada para produzir modelos a combustão, híbrido plug-in e flex (Divulgação)
O Brasil também está no centro da estratégia regional do BMW Group para 2024, com investimentos planejados em fábricas, produtos, serviços e atividades de Pesquisa e Desenvolvimento. A Planta de Araquari e os Escritórios Nacionais em São Paulo abrigam o único departamento de engenharia global do Grupo BMW na América Latina. Esse departamento desempenha um papel no suporte ao desenvolvimento digital global, validação de testes de qualidade locais e testes de durabilidade de motores e componentes para todos os mercados da América Latina.
Além disso, os engenheiros brasileiros têm contribuído para o desenvolvimento global de produtos, incluindo modelos de alta gama como o BMW iX e BMW i7, bem como os novos BMW X1 e BMW Série 3 produzidos na Planta de Araquari. Eles também desempenham funções importantes no desenvolvimento dos aplicativos My BMW App e My MINI App
100% exclusivo, livre de plágio e totalmente otimizados para SEO com cabeçalhos
Fonte: BMW X5 será o primeiro carro híbrido produzido no Brasil • Revista Fullpower