Escreva um artigo baseado no

Então, quando pensamos em estrada, esta é a condição ideal para rodar de carro elétrico. À época, não havia medição do Inmetro. O WLTP do e-tron era de 436 km – o que daria pouco menos de 300 km pelo metodologia do instituito brasileiro. Eu cheguei a Caraguatatuba (SP)para usar um carregador ultrarrápido (150 kW) após 240 km rodados. Mais da metade da bateria ainda disponível.

Naquela viagem, ida e volta, durante um fim de semana rodei 800 km totais. Só precisei recarregar o e-tron uma vez. Mas, reforçando: a Rio-Santos é ideal para uma viagem de carro elétrico. Por outro lado, o trecho de ida, de São Paulo a Paraty, foi de 355 km e mais seis horas (sem contar as paradas).

Já por vias rápidas, como a Dutra, são aproximadamente 260 km, e pouco mais de quatro horas de viagem. Ou seja: meu trajeto não era para chegar rápido, e sim para aproveitar o caminho.

Já de São Paulo ao Rio de Janeiro (cerca de 450 km), fui de Porsche Taycan 4S, que tem autonomia de 407 km no Inmetro e 241 km no WLTP. Usei bastante o modo Range, que limita a velocidade a 100 km/h e reduz a capacidade do ar-condicionado para aumentar a autonomia. Na ida, com uma certa ansiedade elétrica, parei em todos as estações de recarga (na época, 2022, a Dutra tinha três de São Paulo ao Rio, separados por pouco mais de 100 km uma do outra).

Na volta, mais tranquila, saí do Rio de Janeiro com bateria totalmente carregada. Também havia três postos de recarga no trajeto. Eu parei no último, em São José dos Campos, a 350 km do Rio de Janeiro. Naquele momento, meu painel apontava 80 km de autonomia, e ainda faltavam cerca de 120 km até meu destino final, a zona sul da cidade de São Paulo.

Bacana na teoria. Perrengue na prática

A conclusão de minha viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro, ida e volta, é a seguinte: eu consegui rodar 900 km na estrada (somando ida e volta) com um carro elétrico que o Inmetro diz ter 241 km de autonomia. Isso contradiz aquilo que eu disse no início do texto, certo?

100% exclusivo, livre de plágio e totalmente otimizados para SEO com cabeçalhos tags, 1500 palavras e muito mais.

Fonte: como é pegar a estrada ao volante de carro elétrico

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here