Escreva um artigo baseado no

Montadora admite que plano era ‘ambicioso demais’ e vai investir em modelos híbridos

A Ford recuou em sua estratégia de vender apenas carro elétrico na Europa a partir de 2030. A decisão havia sido anunciada em 2021. A fabricante admitiu que o plano que previa o fim das vendas de veículos com motores de combustão interna era “ambicioso demais”.

VEJA MAIS:
- Ford decide fazer mais picapes em vez de carros elétricos
– Ford vai realizar novas demissões na Europa

“Acho que os clientes votaram, e eles nos informaram que [o plano] era algo ambicioso demais. Acredito que isso foi o que nós e toda a indústria acabou descobrindo da pior maneira possível. Eu diria também que a vida real nos dá uma chance de corrigir nossa trajetória”, disse Marin Gjaja, CEO da divisão de eletrificação da Ford.

Em maio, a montadora já havia sugerido que poderia seguir vendendo carros a combustão no mercado europeu.

Queda na demanda motivou mudança estratégica

Mustang Mach-E é único carro elétrico global da marca norte-americana

O executivo alegou que a queda na demanda por carros elétricos – especialmente pelos altos custos das baterias e o fim dos incentivos governamentais para a aquisição deste tipo de veículo – foi determinante para a mudança de estratégia da marca.

“Não acho que podemos apostar todas as fichas em algo até nossos clientes decidirem de que querem aquilo. Isso (eletrificação) é algo que está progredindo em ritmos distintos ao redor do planeta. Por enquanto, não acreditamos que vender apenas carros elétricos a partir de 2030 é uma boa escolha para nosso negócio ou, principalmente, para nossos clientes”, afirmou.

Regras na Europa para o fim dos carros a combustão ainda são nebulosas

Agora, a montadora promete concentrar esforços na ampliação de sua linha de motores híbridos, atualmente oferecidos nos modelos Puma, Focus e Kuga.

A decisão também pode dar tempo para que a Ford se adeque às regras de descarbonização estabelecidas nos mercados europeus. Apesar de a maioria dos países ter estabelecido prazos para o fim dos motores a combustão, as regras ainda não estão tão claras, uma vez que os governos cogitam adiar as datas estabelecidas anteriormente.

Ford tem três carros elétricos na Europa

Crossover Capri foi revelado na Europa há poucos dias

Ironicamente, as declarações vieram à tona apenas alguns dias após a Ford ter apresentado o novo Capri. O modelo é o terceiro carro elétrico de passageiros lançado na Europa. Antes dele, a marca já havia apresentado os SUVs Mustang Mach-E e Explorer.

No ano que vem, a fabricante vai apresentar versões elétricas do Puma e do Tourneo Courier. Também em 2025, a Ford aposentará oficialmente o Focus, fazendo com que a Ford fique com apenas quatro modelos com motorizações a combustão: Mustang, Puma, Kuga e Tourneo.

100% exclusivo, livre de plágio e totalmente otimizados para SEO com cabeçalhos tags, 1500 palavras e muito mais.

Fonte: Ford desiste de vender só carro elétrico na Europa a partir de 2030

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here