Poucos meses antes de estrear no Brasil, o Haval H6, primeiro lançamento da Great Wall no país já roda com menos camuflagem do que o carro fotografado em junho. Um exemplar do SUV da inédita marca chinesa foi visto pelas ruas da Zona Oeste de São Paulo na última quarta-feira (28) com parte da carroceria descoberta.
Apesar de a menor timidez no disfarce indicar a proximidade do lançamento, a Haval ainda está finalizando os testes do H6 e vai realizar modificações nos acertos de suspensão e direção, por exemplo. Isso porque enquanto a fábrica de Iracemápolis (SP) não é inaugurada, os carros serão importados da China.
Assim, como brasileiros e chineses têm gostos e hábitos diferentes, os carros que serão vendidos aqui terão uma configuração específica. Isso também vale para o visual – dentro e fora do veículo. Rodas, acabamentos externos e sistema de infotainment serão diferentes no “pacote Brasil”. Autoesporte apurou que até os logotipos podem ser trocados. Até por isso, a Haval não tem se importado em mostrar esse carro azul da foto – ainda na versão oriental.
Haval H6 rodando com pouca camuflagem – rodas serão diferentes no modelo vendido no Brasil — Foto: André Paixão/Autoesporte
Se há poucas informações sobre o visual do H6, o mistério acerca do conjunto mecânico é ainda maior. Na época do lançamento da marca no Brasil, os executivos disseram que os veículos vendidos por aqui “ainda não existiam”. E esse quadro permanece inalterado.
A questão é que a Haval pode combinar o visual de um veículo já existente (como o H6) com um conjunto mecânico de outro modelo. Assim, cria-se um carro, em tese, inédito.
Lanternas unidas por barra plástica é característica do Haval H6 — Foto: André Paixão/Autoesporte
Com o H6 não será diferente. Apesar de o SUV flagrado ser da versão híbrida plug-in chinesa, que combina motor 1.5 turbo a um elétrico, alcançando 243 cv e 54 kgfm, isso não quer dizer necessariamente que a versão para o Brasil será assim. Dessa forma, não vamos nos ater a ficha técnica.
Haval H6 PHEV vendido na Austrália; carro “brasileiro” terá um logotipo diferente na traseira — Foto: Divulgação
Mas é bem provável que ele tenha um conjunto que pode ser carregado na tomada. Visualmente, o H6 PHEV “chinês” tem acabamento diferenciado na grade, com filetes pretos que “vazam” e avançam na direção dos faróis. Na traseira, as versões híbrida e híbrida plug-in são idênticas, seguindo a tendência mundial de apostar em lanternas ligadas por um filete iluminado.
O Haval H6 deve chegar para concorrer entre os SUVs médios. O porte é avantajado, no entanto. São 4,68 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,73 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 600 litros.
Interior do Haval H6 PHEV vendido na Austrália é minimalista e tem bons acabamentos — Foto: Divulgação
Ainda segundo a nossa apuração, o H6 será mostrado ainda em 2022, com as vendas iniciando na sequência, mas já em 2023. O próximo passo da Haval (e da Great Wall como um todo) é divulgar os grupos responsáveis pela implantação da rede de concessionárias.
O objetivo da empresa é ter 130 pontos de venda e manutenção em 112 cidades de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Haval H6, da Great Wall, será híbrido, mas deve uma das maiores autonomias no modo totalmente elétrico — Foto: Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.