A Great Wall continua em ritmo acelerado para iniciar as operações no Brasil. A fabricante segue testando o SUV grande Haval H6, primeiro modelo da marca a ser vendido no país, ainda importado. O lançamento será no fim do ano. Em um segundo momento, a partir de 2023, a produção deve ser nacionalizada.

Na última terça -feira (14) o leitor Alison Felipe flagrou um Haval H6 camuflado rodando nas proximidades da futura fábrica da empresa, em Iracemápolis (SP). A unidade apresentava disfarces mais leves do que o exemplar visto em maio. Dessa vez, as lanternas estavam totalmente descobertas e os vidros estavam sem película escura.

O fato de a Haval (marca do grupo GWM) estar testando com mais de um exemplar do H6 indica a variedade de versões do SUV. Serão ao menos duas motorizações, ambas híbridas.

Uma delas terá um sistema convencional, com autonomia reduzida no modo elétrico, bateria menor e preços mais baixos. Ainda não há informações sobre a cilindrada do motor, potência ou torque.

Haval H6 é um pouco menor que o Caoa Chery Tiggo 8 — Foto: Divulgação

A segunda opção será híbrida plug-in, aquela que pode ser carregada na tomada. Nesse caso, há uma série de opções já lançadas em outros mercados combinando um motor 1.5 a gasolina com um elétrico. As potências variam de 243 cv a 430 cv. Não há confirmação de qual delas será adotada no Brasil. Em alguns casos, o consumo pode chegar aos 200 km/l por conta das baterias generosas, semelhante à de alguns carros elétricos.

O que já foi confirmado pela Great Wall no anúncio de chegada da empresa é que todos os modelos terão assistências à condução como frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção no volante. Dessa forma, não haverá versões “básicas”.

Haval H6 tem lanternas unidas por uma barra que percorre toda a tampa do porta-malas — Foto: Divulgação

O H6, por exemplo, deve ocupar o mesmo segmento de Jeep Commander, do recém-lançado Caoa Chery Tiggo 8 Pro e do futuro BYD Song Plus. O SUV da Haval tem 4,65 m de comprimento, 2,74 m de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura.

Considerando que o Tiggo 8 Pro foi lançado por R$ 270 mil, não seria surpresa que o H6 chegasse em uma faixa semelhante.

O anúncio de preços e lançamento deve acontecer só no último trimestre desse ano, mas a Great Wall já prepara o credenciamento e anúncio da primeiras concessionárias do grupo. Isso deve acontecer já em julho.

O objetivo da GWM é ter 130 concessionárias abertas até o final de 2023. Elas estarão espalhadas pelos 26 estados e no Distrito Federal.

Fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) — Foto: Divulgação

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here