O aumento da procura por SUVs médios no mercado brasileiro tem sido evidente, especialmente quando se trata de modelos híbridos. Os números de vendas do mês de janeiro deixaram claro que veículos como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e GWM Haval H6 dominaram as vendas do segmento, mostrando que a opção por modelos híbridos tem se tornado cada vez mais popular entre os consumidores.
Pensando nisso, o Jornal do Carro separou algumas informações dos modelos médios híbridos que estão para chegar, em uma tentativa de combater o sucesso dos modelos chineses. Dentre esses modelos, destacam-se o Toyota Corolla Cross Hybrid, VW Taos, Honda ZR-V e:HEV e Jeep Commander.
O Toyota Corolla Cross Hybrid passou por uma renovação visual na Tailândia, apresentando faróis de LED revisados e uma grade com elementos texturizados. A versão híbrida do modelo mantém o motor 1.8 16V e 140 cavalos, combinado com um motor elétrico de 72 cavalos, com transmissão CVT.
Já o VW Taos, que estará passando por uma atualização para o modelo 2025, poderá ser o primeiro da Volkswagen a receber a tecnologia híbrida flex. Com um motor de 1.5 turbo de 160 cavalos, o modelo oferecerá opção de câmbio automático de oito marchas ou automatizado de dupla embreagem.
O Honda ZR-V, criticado por não contar com uma versão híbrida no mercado brasileiro, possui uma versão e:HEV na Europa, composta por um motor 2.0 de injeção direta e quatro cilindros, juntamente com dois motores elétricos. O modelo entrega 183 cavalos e 32,1 mkgf de torque.
Por fim, a Stellantis, fabricante do Jeep, já possui um modelo híbrido entre seus SUVs médios, o Jeep Compass 4XE. Especula-se que o conjunto vá parar no modelo maior Commander, visando concorrer com modelos chineses como GWM e BYD.
A tendência de crescimento do mercado de SUVs médios híbridos mostra que os consumidores estão cada vez mais interessados em alternativas mais sustentáveis e econômicas. Com a chegada de novos modelos híbridos ao mercado brasileiro, a competição promete esquentar ainda mais, oferecendo opções mais diversificadas e atraentes para os consumidores que buscam por eficiência energética e desempenho.