O carro elétrico já existe há décadas no mundo. Mas aqui no Brasil, a primeira empresa a colocar o carro elétrico é de Santa Catarina. E você sabe mesmo como funciona a tecnologia por trás dos veículos que usam a eletricidade como combustível?

Mahatma Marostica, CEO da Mobilis, explica que o carro armazena um grande número de dados. “Mais do que um carro elétrico, esse veículo já nasce com uma arquitetura que transmite dados para a nuvem, em tempo real. Tudo o que ele vai captando que seja útil para alguém, podemos transmitir para alguém e gerar valor para empresas e para o usuário”.

Uma das aplicações desses dados é detectar uma rua esburacada e enviar os dados para que as autoridades tomem as providências. “Um dos sensores identifica vibração. E no momento que eu tiver uma população de carros na rua, vou conseguir cruzar com as referências do lugar e mostrar um mapa de onde está mais esburacado”, diz Marostica.

Como trata-se de um veículo carrega em qualquer tomada, você também pode criar um mapa da qualidade da energia, do consumo, dos principais pontos de recarga e até mesmo algum problema eventual na rede, para que concessionárias possam tomar providências.

O carro também consegue monitorar a forma de dirigir do motorista, se adaptar e, caso o motorista autorize, os dados podem ser usados, por exemplo, para pleitear descontos em seguradoras.

Saiba mais sobre as novas tecnologias smart:

Tech SC apresenta tecnologia e vantagens de veículos elétricos

Tech SC apresenta tecnologia e vantagens de veículos elétricos

Veja mais notícias do estado no G1 SC

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here