A Renault está definindo sua estratégia para os próximos anos no mercado brasileiro, incluindo a produção de um novo motor híbrido flex. A fabricante francesa já está desenvolvendo o motor no Brasil, que será um híbrido pleno, similar ao do Toyota Corolla.

Segundo informações, trata-se de uma variante do conjunto motriz que equipa os híbridos Clio E-Tech e Arkana E-Tech na Europa. O motor a combustão será o H4M, um 1.6 16V quatro-cilindros naturalmente aspirado, que já é oferecido no mercado brasileiro em Duster, Oroch e Stepway, conhecido como SCe.

Na nova variante híbrida, o motor a combustão opera sob o ciclo Atkinson, que retarda o tempo de abertura das válvulas de admissão e de expansão do pistão, reduzindo o tempo de compressão a fim de reduzir a pressão e o esforço dos componentes, além de aumentar a presença de ar na mistura com o combustível. Esse ciclo aumenta a eficiência energética do motor e melhora o consumo de combustível.

O motor da Renault vê seus números caírem de 118 cv (a 5.500 rpm) e 16,2 kgfm (a 4.000 rpm) com gasolina para 91 cv (a 5.600 rpm) e 14,7 kgfm (a 3.200 rpm) devido ao ciclo Atkinson. Juntamente com um motor elétrico de tração de 69 cv e 20,9 kgfm, o conjunto tem sua potência máxima combinada estabelecida em 143 cv bebendo gasolina. Com etanol, na configuração flex em desenvolvimento para o Brasil, o pico pode chegar a 145 cv e 150 cv.

Além do motor híbrido flex, a Renault está desenvolvendo uma nova família de modelos compactos-médios no Brasil, que deve ser lançada entre 2025 e 26. A fabricante também produz o projeto HJF em São José dos Pinhais (PR), que terá previsão de ser apresentado no último trimestre deste ano e chegar às lojas em 2024.

Atualmente, a Stellantis e Volkswagen devem começar seu processo de eletrificação entre produtos nacionais com motores do tipo híbrido leve, enquanto a Renault está seguindo rumo ao híbrido pleno. A fabricante deve estrear seu novo motor híbrido flex em sua nova família derivada do Duster de terceira geração, incluindo o próprio Duster (que pode trocar de nome), a segunda geração da Oroch e o SUV de sete lugares Bigster.

Fonte: Exclusivo: Renault terá motor híbrido flex de 145 cv que faz 20 km/l

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here