De olho na inevitável eletrificação dos veículos para torná-los mais eficientes e sustentáveis, a Caoa Chery recentemente lançou versões híbridas leves dos SUVs Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro, além do sedã Arrizo 6 Pro.
Fabricados em Anápolis (GO), os dois utilitários esportivos são comercializados desde julho nessa configuração, cujo motor 1.5 turbo bicombustível é auxiliado por um pequeno propulsor elétrico para incremento na potência e no torque, somado à redução no consumo.
Agora importado da China, o sedã traz o mesmo conjunto híbrido, cuja bateria de 48 V é recarregada nas desacelerações e nas frenagens.
UOL Carros rodou durante sete dias na cidade e na estrada com o Tiggo 5X Pro Hybrid, versão híbrida do veículo mais vendido da marca, e conta a seguir como a novidade funciona e qual é, afinal, o respectivo consumo de combustível.
Pontos Positivos
- Acabamento interno bem acima da média
- Bom desempenho na cidade e na estrada
- Visual moderno e esportivo
Pontos Negativos
- Ainda deve algumas assistências à condução
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Medindo 1,83 m de largura e 2,63 m de distância entre-eixos, o Tiggo 5X agrada em relação ao espaço interno.
O SUV da Caoa Chery é 7 cm mais largo do que o T-Cross e tem quase a mesma distância entre-eixos, proporcionando bom espaço para acomodar as pernas no banco traseiro.
Também contribui para o conforto no banco de trás o piso quase plano, enquanto os bancos traseiros são bastante confortáveis e trazem encosto bem inclinado, para acomodar melhor ocupantes mais altos.
Quem viaja atrás também conta com saída do ar-condicionado, porta USB para a recarga de telefones celulares e apoio de braço com porta-copos embutido.
Já o motorista e o passageiro dianteiro têm à disposição bancos bastante confortáveis, trazendo encosto largo – o banco do motorista conta, inclusive, com ajustes elétricos.
Os ocupantes do banco da frente são separados pelo console central elevado, que dá um toque mais sofisticado ao habitáculo e conta com compartimento refrigerado abaixo do apoio de braço.
Um dos pontos altos do Tiggo 5X Pro é o acabamento interno, que inclui superfícies macias ao toque no painel e também no revestimento interno das portas dianteiras.
A parte central do painel e os puxadores das portas frontais, inclusive, têm revestimento de couro sintético, também presente em todos os bancos do veículo.
Quanto aos equipamentos, o SUV da marca chinesa traz itens como teto solar panorâmico fixo, painel de instrumentos digital com tela de sete polegadas de alta resolução, partida do motor por botão e chave do tipo presencial – basta se aproximar do carro que as portas são destravadas automaticamente – ao se afastar do veículo, ele é trancado sem a necessidade de apertar botões nem de tocar a maçaneta.
A lista de itens de série também traz faróis e lanternas iluminados por LEDs, ar-condicionado de duas zonas com comandos sensíveis ao toque, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold e central multimídia com tela widescreen de 10,25 polegadas e pareamento com smartphones com fio via Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som agrada e é equipado com seis alto-falantes.
A versão híbrida do Tiggo 5X Pro tem alguns equipamentos exclusivos em relação à configuração convencional: só ela conta com recarga de celular por indução, sem fio, no console central. Além disso, traz sensor de chuva, para acionamento automático dos limpadores de para-brisa, mais volante com base achatada.
DESEMPENHO E CONSUMO
A Caoa Chery informa que o sistema híbrido do Tiggo 5X Pro é do tipo leve, que traz motor elétrico que também funciona como gerador, em substituição ao alternador.
Esse motor-gerador é conectado a uma bateria de 48 V recarregada pela energia cinética das frenagens e das desacelerações – ao soltar o pedal do acelerador, você percebe que o carro dá uma leve “segurada”, indicando que está reabastecendo a bateria.
Segundo a fabricante, o motor elétrico auxilia o propulsor 1.5 turbo flex a tracionar o veículo em determinadas situações – a Caoa Chery informa que essa tecnologia proporciona redução de até 13% no consumo de combustível.
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa consumo médio de 8,7 km/l na cidade e de 8,8 km/l na estrada, com etanol no tanque; com gasolina, as médias sobem para, respectivamente, 11,8 km/l e 12,3 km/l.
A Caoa Chery acrescenta que o sistema híbrido leve também contribui para aumento no desempenho do SUV – quando o acelerador é exigido, a potência sobre 10 cv, totalizando 160 cv, enquanto o torque tem incremento de 4,1 kgfm, chegando a 25,5 kgfm.
O câmbio é automático do tipo CVT, com foco na eficiência energética e nove marchas simuladas, mais opção de trocas manuais.
No uso cotidiano, o incremento na performance é perceptível. Apenas senti falta de um gráfico para demonstrar quando as baterias são carregadas e quando o propulsor elétrico entra em ação.
Mesmo com rodas grandes, de 18 polegadas, o Tiggo 5X Pro tem rodar bastante confortável e direção elétrica bem calibrada – esses aspectos, combinados com a suspensão independente nas quatro rodas e com o motor potente, fazem do Caoa Chery um automóvel bastante agradável de conduzir.
DESIGN
Com exceção dos emblemas nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas, informando que se trata de uma configuração híbrida, o design do Tiggo 5X Pro Hybrid é o mesmo da versão convencional.
Isso não é ruim, pois a aparência atual do Tiggo 5X, introduzida em fevereiro passado, quando o SUV ganhou o sobrenome “Pro”, é bastante atual.
Destaque para a dianteira, onde os faróis de LED não passam despercebidos – o mesmo vale para a grade com efeito “tridimensional”, que traz losangos com um detalhe cromado ao centro, lembrando diamantes.
Igualmente iluminadas por LEDs, as lanternas traseiras são integradas a uma barra que atravessa a tampa do bagageiro e ajuda a compor o desenho elegante e típico de utilitários esportivos,
Outro elemento que chama a atenção são as rodas de liga leve com 18 polegadas e acabamento diamantado.
Como já mencionei acima, a cabine também agrada em relação ao design, mesclando peças de acabamento macias ao toque e de diferentes texturas – como a parte superior do console central e o aplique na região das maçanetas, que emulam metal escovado.
O console elevado do tipo “cockpit” ajuda a deixar interessante o visual do habitáculo.
SEGURANÇA
O Tiggo 5X Pro Hybrid se destaca nesse quesito, trazendo de série seis airbags, bem como controles de tração e estabilidade com assistente de partida em aclives e declives.
Também conta com freios a disco nas quatro rodas e suspensão independente nos eixos dianteiro e traseiro, o que ajuda a deixar o veículo mais estável nas curvas, em velocidades mais elevadas.
Além disso, o SUV compacto da Caoa Chery traz sistema Isofix de fixação de assentos infantis, bem como indicadores de pressão e temperatura dos pneus, para mantê-los bem calibrados.
Para completar, a central multimídia conta com um dos recursos mais bacanas do 5X, que é o sistema de câmeras “360 graus” com boa resolução e que permite visualizar uma espécie de “avatar” do utilitário esportivo no respectivo entorno, visível de diferentes ângulos.
A visão lateral do veículo é ativada automaticamente ao acionar a seta, ajudando a reduzir pontos cegos e minimizando o risco de colisões.
O Tiggo 5X Pro ainda não conta com assistentes à condução como frenagem automática e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que deverão ser implementados futuramente – nele, o “piloto automático” hoje é do tipo convencional.
MERCADO
Modelo mais vendido da Caoa Chery, o Tiggo 5X Pro é bonito, anda bem e traz rodar confortável e bom acabamento interno.
Também é bem equipado e, na versão híbrida, entrega ainda mais desempenho e menor consumo de combustível.
Primeiro modelo híbrido leve fabricado no Brasil, ao lado do Tiggo 7 Pro Hybrid, o 5X traz, ainda, o apelo da sustentabilidade, por emitir até 14% menos CO2, um dos principais causadores do efeito estufa.
A versão híbrida é R$ 5 mil mais cara do que a convencional, mas proporciona como vantagem benefícios como desconto no IPVA e isenção do rodízio de veículos, como acontece na cidade de São Paulo.
Em suma, o Tiggo 5X Pro Hybrid é um exemplo do quanto os carros de origem chinesa já evoluíram e já superam veículos de marcas mais tradicionais em alguns aspectos.
E você, o que achou do SUV compacto da Caoa Chery? Deixe a sua opinião na seção de comentários.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.