O Jeep Compass 4xe é a versão híbrida do SUV médio com tração 4×4 e equipado com motor 1.3 turbo a gasolina e um motor elétrico no eixo traseiro. Essa versão do veículo tem uma vocação urbana devido ao baixo consumo de combustível no funcionamento conjunto dos motores térmico e elétrico. Na cidade, a bateria é recarregada ao acionar suavemente os freios, através da frenagem regenerativa, que converte a energia cinética em eletricidade para recarregar a bateria.

Além disso, os motores elétricos do Jeep Compass 4xe fornecem energia à bateria e a velocidade do carro é diminuída sem ajuda dos freios físicos. Há também o comando e-coasting que amplia a regeneração de energia na desaceleração. Basta tirar o pé do acelerador para o carro começar a frear. No entanto, isso não ocorre na estrada onde os freios são acionados em menor intensidade, e a autonomia do modo elétrico é de 44 quilômetros.

O motor elétrico na traseira é acionado sempre que houver necessidade de tração e a eletrônica dispensa o estorvo do eixo cardã. O lugar do eixo cardã é ocupado parcialmente pela bateria, que também ocupa espaço sob o banco traseiro. A tensão da bateria é de 400 Volts, tem refrigeração independente e o inversor de corrente. O cabo para recarga é de série e o conjunto está protegido contra a ação da água e outros elementos externos por um invólucro metálico. A capacidade total da bateria é de 11,4 kWh e a autonomia é de 30 quilômetros pelo Inmetro e de 44 quilômetros pelo padrão WLPT. A recarga da bateria do Jeep Compass 4xe pode ser feita em tomada doméstica de 110/220 volts. O tempo de recarga varia de 5 a 20 horas. No carregador de parede, que dispensa a instalação trifásica e tem potência de 7,4 kW, o tempo de recarga varia de 1h40 a 9 horas.

O Jeep Compass 4xe é equipado com diversas tecnologias, como o controle de descida, quatro modos de condução (automático, lama/areia, neve e esporte), 4×4 com reduzida e 4×4 com bloqueio, assistente de estacionamento semiautônomo, sete airbags, entre outros. Além disso, há as tecnologias de segurança, como a frenagem automática de emergência (pedestre, veículo de duas ou mais rodas), farol alto automático e alerta de saída de faixa com interferência no volante.

O acabamento interno é bem-feito, com montagem, encaixes e materiais macios no painel central e nos forros de portas dianteiros. Nos traseiros, é polipropileno duro. Os comandos estão posicionados corretamente e a ergonomia é respeitada, mas há alguns deslizes, como a tampa traseira com pega de fechamento somente no lado direito e o volante com revestimento liso.

O desempenho do Jeep Compass 4xe é satisfatório, com boa calibragem da direção em baixa e alta velocidade e um comportamento dinâmico muito bom. O câmbio automático de seis marchas tem trocas perceptíveis e ocorre redução com a diminuição da velocidade. O peso do veículo é sentido na condução e os pneus de perfil muito baixo (45) contribuem na transferência das ondulações e demais imperfeições do piso para o habitáculo, apesar da suspensão independente nos dois eixos. A capacidade máxima de reboque é de 600 quilos.

O preço sugerido do Jeep Compass 4xe é de R$ 338.400 que somados ao único opcional de teto solar panorâmico chega a R$ 347.300 – uma opção pouca acessível ao público em geral. No entanto, a garantia do Jeep Compass 4xe é de três anos sem limite de quilometragem e a pintura metálica não é cobrada.

Ao trazer ao mercado o Jeep Compass 4xe, a marca oferece uma opção de SUV médio híbrido que atende as necessidades de quem busca um veículo com baixo consumo de combustível sem abrir mão da performance e tecnologia. No entanto, é importante considerar as despesas adicionais para os consumidores, incluindo o custo mais elevado em comparação com a versão térmica, além do tempo de recarga de bateria.

Fonte: Teste Jeep Compass 4xe – o amante da cidade

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here