A Volkswagen prepara novidades para o mercado nacional em relação ao Tiguan, um de seus modelos SUV de sucesso. Na semana passada, uma unidade do veículo foi flagrada em testes pela equipe da Mobiauto, rodando sem nenhuma camuflagem pela região de Taubaté, no interior de São Paulo, onde a montadora mantém uma de suas fábricas. Conforme anunciado pela marca em março deste ano, os planos incluem a volta do Tiguan Allspace, com sete lugares, ao mercado brasileiro ainda em 2021.

Os testes revelaram que o Tiguan 2024 virá com uma reestilização completa, incluindo faróis mais finos com iluminação LED na dianteira, além de para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, que são, atualmente, os mesmos vendidos no México, país de onde o veículo é importado. A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, com conexão de celulares sem fio, tal qual o Jetta GLi, deverá ser parte do pacote, além do cluster digital de 10,25 polegadas.

Embora rumores sugiram que o Tiguan seria lançado com uma motorização híbrida, o modelo flagrado nos testes conta com apenas uma portinhola de abastecimento. De acordo com informações fornecidas no anúncio de chegada do elétrico ID.4, a estratégia da marca será oferecer motorização híbrida-leve para os carros de entrada, como o Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, enquanto os carros de maior valor agregado serão híbridos do tipo plug-in. No entanto, resta saber se a marca deixará de lado seu plano de 15 lançamentos com híbridos, modelos flex e elétricos até 2026 e apresentará uma configuração convencional do Tiguan.

Avistado durante os testes, o Tiguan AllSpace R-Line ainda mantém o acabamento cromado das saídas falsas de escapamento e linha de LED que, à lá Taos, cruzam toda a grande ligando as DRL’s dos faróis. Exibido atualmente em algumas regiões, o modelo é comercializado com duas motorizações – um 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm e um 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm, ambos com câmbio automatizado DSG de sete marchas e tração nas quatro rodas.

Além disso, a Volkswagen estaria trabalhando em um modelo cupê Tiguan X, que já foi trazido como protótipo para o Brasil para testes de aceitação pelos consumidores locais. Ainda não está claro se o lançamento foi aprovado oficialmente pela marca, mas a produção no México é dada como certa, o que facilitaria a importação do carro para o mercado brasileiro.

Em resumo, a Volkswagen promete trazer novidades no segmento de SUVs com a chegada do Tiguan AllSpace ao mercado brasileiro este ano, com uma reestilização completa trazendo mais sofisticação ao modelo. Embora ainda não seja claro se o carro virá com uma motorização convencional ou híbrida, a estratégia da marca é oferecer motorização híbrida-leve para seus carros de entrada e híbridos do tipo plug-in para os modelos de maior valor agregado. Para os interessados em novidades, é bom ficar de olho na produção do modelo cupê Tiguan X, que promete uma nova opção para quem busca estilo e sofisticação no mercado de SUVs.

Fonte: Flagra: novo VW Tiguan surge no Brasil sem camuflagem nem motor híbrido

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here