O Toyota Mirai bateu o recorde mundial de distância percorrida por um carro a hidrogênio com apenas um único tanque. O veículo híbrido percorreu mais de 1 mil quilômetros nas ruas francesas fazendo apenas um abastecimento e, claro, sempre rodando com emissões zero.
A marca anterior foi de 887 quilômetros e meio, registrado por um Hyundai Nexo que rodou pela Austrália. também em maio, foi superada.
publicidade
Ao todo, quatro pessoas participaram da expedição, incluindo Victorien Erussard, fundador e capitão do Energy Observer, a embarcação movida a hidrogênio da Toyota.
E o recorde poderia ter sido ainda maior: no final do percurso, o carro tinha ainda 9 quilômetros de autonomia restantes, segundo informações do computador de bordo. O consumo médio foi de 550 gramas de hidrogênio por 100 km. Vale ressaltar que a Toyota retificou os resultados após os mesmos serem devidamente certificados por uma autoridade independente.
Não é segredo que a Toyota aposta fortemente no hidrogênio. Um modelo do veículo foi projetado e doado para o Papa Francisco, para o transporte “seguro e verde” da autoridade religiosa para eventos.
Lançado de forma oficial em 2019, o híbrido Mirai combina motor elétrico e célula-combustível a hidrogênio, que não emitem gases poluentes na atmosfera e liberam apenas água ou vapor pelo sistema de escape. O veículo utiliza hidrogênio como combustível para gerar energia elétrica que impulsiona o motor.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!