A Toyota prepara um carro compacto para brigar com o Volkswagen ID.3 e este seria o bZ3. Trata-se de um modelo menor que o bZ4 e assim com propulsão 100% elétrica.
Como o mercado europeu está acelerando a eletrificação, a Toyota colocará um compacto elétrico no continente para rivalizar com a VW.
O hatchback da Toyota usará a mesma plataforma elétrica do bZ4X, mas encurtada para se adequar ao porte.
Parte de uma família, que já foi registrada como sendo bZ1, bZ2, bZ2X, bZ3, bZ4 e bZ5, o hatch compacto teve uma projeção feita pelo site russo Kolesa.
O bZ3 aparece como um hatch com linhas bem suaves, tendo teto curvado com vigias nas colunas C.
A frente é pronunciada com capô curvado e luzes diurnas em dois filetes paralelos, integrados com a frente em cunha.
O para-choque com grade inferior para refrigeração das baterias, tem ainda molduras laterais em preto brilhante com faróis de neblina.
A carroceria com saias de rodas abauladas podem convertê-lo em um crossover, mas pelo registro da Toyota, não parece ser esse o caso.
Na propulsão, o bZ3 pode dispor de tração AWD com 218 cavalos, sendo assim dois motores de 109 cavalos conectados.
Por ora não se sabe se a Toyota tem uma variante desse motor com potência maior, o que permitiria adicionar apenas um no bZ3 de entrada, já que 109 cavalos parece pouco para suas pretensões.
De qualquer forma, a tração nas quatro rodas e os 218 cavalos já serão trunfos contra o VW ID.3, que tem 203 cavalos e apenas tração traseira.
Já a autonomia com baterias de 71 kWh pode ficar entre 450 e 500 km, algo bom para enfrentar o elétrico da Volkswagen.
Sobre os dois modelos menores e um deles crossover, a Toyota deverá ter a e-TNGA baseada na plataforma GA-B para equivalentes elétricos dos modelos Aygo, Yaris e Yaris Cross.
[Projeção: Kolesa]