A Toyota confirmou a chegada do novo BZ4x em sua sede nos Estados Unidos, antes de programar o lançamento oficial do primeiro carro 100% elétrico da marca.

O modelo já havia aparecido como conceito na China e também nos EUA, mas agora está bem próximo de ganhar as ruas. A expectativa, apesar de não haver confirmação da montadora, é de que ele chegue nas concessionárias norte-americanas em 2022.

Com as iniciais de “Beyond Zero” (além de zero – referência sobre as emissões de gases poluentes), a fabricante japonesa enfim entra no mercado dos elétricos inaugurando plataforma e-TNGA, exclusiva para modelos elétricos, em parceria com Subaru.

De acordo com as primeiras informações que circulam nos bastidores, o BZ4x deve chegar em pelo menos duas versões, sendo a primeira XLE com 201 cv de potência e propulsor dianteiro, enquanto a Limited terá dois motores, um em cada eixo, que combinados chegam aos 214 cv.

Leia mais:
+ Os carros elétricos mais baratos do Brasil
+ 6 benefícios de ter um carro elétrico
+ Por que os carros elétricos aceleram tão rápido?

A velocidade máxima é igual: 160 km/h para ambas as versões (controlada eletronicamente), entretanto a primeira variante pode percorrer de 0-100 km/h em 8,4 segundos, enquanto a segunda leva apenas 7,7 segundos.  

Com baterias de 71,4 kWh, o motor elétrico alocado no eixo dianteiro permite 27,2 kgfm de torque na versão FWD. No caso da AWD, de tração integral e dois motores elétricos, o torque máximo é de 34,2 kgfm.

A autonomia é de aproximadamente 450 km, de acordo com o padrão europeu WLTP. A montadora afirma que a carga da bateria pode aumentar em 80% no prazo de 30 minutos, desde que seja utilizado o carregador de 150 kW.

Com relação ao interior, pelas imagens divulgadas pela Toyota, é possível ver o painel de instrumentos com uma altura bem superior em relação à central multimídia, enquanto duas opções diferentes de volante foram exibidas.

O SUV terá o auxílio de diversas tecnologias graças aos sistemas Toyota Safety Sense e Advanced Park.

A cabine tem bom espaço interno, apesar das medidas não terem sido divulgadas. Os bancos dianteiros serão oferecidos com aquecedores, também presente no volante, além de uma saída de aquecimento para os pés. A tela da central multimídia é bem extensa, com funcionalidades que lembram os smartphones.

Caso realmente chegue na China e nos EUA em 2022, a expectativa é de que o BZ4x desembarque no Brasil até 2023. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here