O Toyota Corolla bateu mais um recorde: tornou-se o primeiro automóvel na história a vender 50 milhões de unidades. Trata-se de um feito marcante para o carro japonês, que tem uma história de 55 anos e 12 gerações. Assim, o Toyota Corolla aumenta sua distância para os históricos Volkswagen Fusca (23 milhões) e Ford Model T (15 milhões).

Ao contrário desses dois carros, entretanto, o Corolla teve várias gerações. Por isso, o Volkswagen Sedan (Fusca) continua no topo da lista quando se considera apenas uma geração. Contando as mudanças, o segundo colocado é o Ford F-Series (picape americana), seguido do Volkswagen Golf e do Lada Laika (que teve outros nomes, como Vaz 2101, Lada Riva e Lada 1200).

Produzido em 15 locais diferentes e vendido em mais de 150 países, o Toyota Corolla foi o automóvel a ultrapassar a marca de 1 milhão de unidades comercializadas em 2020 (mesmo com a pandemia de Covid-19). Além disso, é o modelo líder de seu segmento há sete anos consecutivos no Brasil e se manteve por muito tempo no ranking dos 10 veículos mais vendidos do país.

Produzido inicialmente na planta de Takaoka, no Japão, que foi construída especialmente para o Corolla, a Toyota apostou no conceito “80 Point Doctrine + α”, que assegurava um carro de alta qualidade para surpreender o consumidor. Com essa premissa, a primeira geração do Corolla deveria alcançar uma média de 80 pontos em uma escala que ia até 100, e ainda acrescentar alguma característica extra. A eficiência do sistema fez com que ele continuasse a ser aplicado em todas as demais gerações do modelo.





Novo Toyota Corolla mexe com a consciência do motorista:

No Brasil, o Toyota Corolla é vendido desde 1994, após a abertura das importações de automóveis. Em 1998, a Toyota passou a produzir o Corolla na fábrica de Indaiatuba (SP). O carro então se tornou praticamente imbatível no segmento de sedãs médios. Ao todo foram produzidas mais de 1,4 milhão de unidades, que foram vendidas no Brasil ou exportadas para países latino-americanos, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia. 

A 12ª geração do Toyota Corolla foi lançada no Brasil em setembro de 2019. Pela primeira vez na história, um veículo híbrido com motor flex começou a ser produzido no país, contribuindo para um maior entendimento dessa tecnologia por mais brasileiros e o consequente aumento desse nicho de mercado. Em pouco tempo, o Corolla Hybrid se tornou o carro mais vendido no segmento de eletrificados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here