A Toyota sempre jogou com menos ousadia no Brasil, apostando no Corolla e na Hilux. Mas em 2021 isso vai mudar.. Para novembro e dezembro deste ano, ela tem as reestilizações de Hilux e SW4 e o Corolla GR Sport, respectivamente. Além disso, no primeiro trimestre de 2021 chega o Corolla Cross. Ele é o SUV médio para brigar com o Jeep Compass e o Volkswagen Taos.
A garantia da apresentação do Corolla Cross ainda no primeiro trimestre de 2021 é para se antecipar a chegada do Taos. Isso coloca o SUV médio da Toyota em vantagem com os clientes que têm dinheiro em mãos e estão interessados em um modelo da categoria.
Produzido em Sorocaba (SP), o Corolla Cross vai usar a plataforma modular TNGA, a mesma do Corolla sedã. Com 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de entre-eixos ficará abaixo do RAV4. No Brasil, ele terá os mesmos trens de força do sedã. Ao mesmo tempo, o Etios sai de linha e o SUV ocupará seu espaço na produção.
Isso significa o 2.0 flexível Dynamic Force de até 177 cv para as versões de entrada e na versão de topo o conjunto híbrido do Corolla Altis. Combinando um motor 1.8 flexível de até 101 cv com um elétrico de 72 cv. Combinados entregam 122 cv e o torque é de 14,5 mkgf no propulsor a combustão e 16,6 mkgf no elétrico. O câmbio é sempre o automático CVT.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!
Tecnologia de Corolla híbrido
Bem como a versão Altis do sedã, o Corolla Cross vai oferecer o pacote batizado de Safety Sense. É uma série de tecnologias que garantem segurança ativa e passiva aos ocupantes. Entre as tecnologias estão os alertas de saída involuntária de faixa e de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e faróis de LEDs com assistente de facho alto.