Segundo o Autos Segredos, o projeto se chama atualmente D90B e é desenvolvido pela Daihatsu, marca de baixo custo da Toyota. Aqui, será vendido como Toyota, a partir da plataforma DNGA ou TNGA-B ,uma variante simplificada da TNGA-C usada por Corolla e Corolla Cross.
Sua base seria a mesma da nova geração do sedan Yaris Ativ apresentada na Tailândia recentemente, o que significa que o nome Yaris Cross ainda poderia até ser aproveitado. Vale reforçar que a família Yaris asiática e brasileira nada tem a ver com o homônimo europeu.
Leia também: Avaliação: Toyota Corolla Cross, será que estamos sendo justos com ele?
Seu motor pode ser o mesmo 1.8 híbrido flex já usado pelo sedan e pelo SUV médio em nosso mercado, com 122 cv de potência e chance de ter sua produção nacionalizada (atualmente, vem importado do Japão). Há, porém, chances de que a marca aposte em outro propulsor, de 1,5 litro, com novas especificações de potência e torque.
A previsão de sua chegada ao mercado é para 2024 ou 2025, visto que a fabricante ainda negocia o plano de investimentos para produção do modelo em Sorocaba (SP) e do motor em Porto Feliz, cidade ao lado.
Outra possibilidade, mais remota, seria a Toyota trazer o próprio Yaris tailandês de nova geração, conforme lançado na Ásia como sedan, criando até uma nova família de compactos híbridos flex no mercado brasileiro.
Você também pode se interessar por:
Avaliação: Toyota Yaris Hatch 2023 segura a onda do Honda City Hatch?
Toyota Corolla Cross Hybrid: SUV anda bem e é econômico mesmo lotado?
Avaliação: Toyota Corolla Cross Hybrid é para rodar manso na cidade
Toyota Hilux GR-S renasce com força extra e menos cara de “picape da PM”