Foi lançado no Japão uma nove versão do Toyota RAV4, com um sistema de plug-in chamado Toyota Hybrid System (THS II). Esse sistema possui a bateria de lítio mais moderna, com a maior autonomia entre os SUV da marca e será produzido no Japão, na planta de Nagakusa.
Essa bateria tem autonomia de até 95 km e capacidade nominal de 18,1 kWh, segundo a montadora. Em testes, o sistema THS II conseguiu produzir uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos. Esse conjunto resulta em um consumo de 22 km/l para o motor à combustão.
A transmissão dessa potência para as quatro rodas garante uma maior estabilidade em terrenos instáveis ou com chuva.
Mas o RAV4 vem com uma outra utilizade também: uma tomada com capacidade de 1.500 W de fábrica. Ela pode ser usada para carregar equipamentos, com uma tensão de saída parecida com uma tomada de casa. O equipamento para transformar seu carro em um powerbank gigante também é fornecido pela montadora.
A energia vem da mesma bateria de alta tensão utilizada pelo veículo, tanto no modo totalmente elétrico como híbrido. No primeiro caso, o carro só usa a energia dessa bateria, enquanto o segundo é acionado quando o acumulador está com pouca carga.
Outra novidade é o controle de ar condicionado pelo celular ou pela chave inteligente. O interior do carro pode ser aquecido ou esfriado até 20 minutos antes da utilização com esse recurso.
Novo visual
Mas não foi só a parte técnica que mudou para o RAV4 PHEV. O visual também foi modificado para parecer mais esportivo. A grade central diminuiu e ficou um pouco mais abaixo do capô, enquanto luzes de LED para o dia ficaram mais finas nas laterais.
As rodas de alumínio de 19 polegadas foram feitas exclusivamente para este modelo, que pode ter até seis cores diferentes para a pintura. No interior, os detalhes são em preto e as costuras em vermelho, tanto nos bancos quanto no painel, portas e volante.
Além disso, o interior conta com um sistema de aquecimento de bancos para o motorista e passageiro da frente e, para o banco de trás, nas posições laterais.
Conectividade
A central multimídia fica por conta de uma tela de 9 polegadas, com conectividade fornecida pela SmartDeviceLink para o Apple CarPlay e Android Auto. Segundo a empresa, a integração do sistema de mapas, mensagens, ligações e música é feita por um cabo USB.
Por fim, o sistema de segurança que evita colisões da Toyota consegue detectar pedestres, de dia e de noite, e ciclistas (estes só de dia). Além disso, o assistente de estacionamento tem freios automáticos para evitar colisões em manobras
Nós entramos em contato com a montadora aqui no Brasil para saber se (e quando) esse modelo deve chegar ao mercado nacional. Em nota, a assessoria afirmou que a Toyota não tem planos de trazer o veículo ao Brasil.