Prestes a passar por uma reestilização no Brasil, o Toyota Yaris deve ganhar novidades importantes em breve na Tailândia. Rumores indicam que a Toyota trabalha em uma nova geração do modelo para mercados emergentes. Previsto para estrear em agosto de 2022, o novo Toyota Yaris também deve contar com uma inédita versão híbrida. As informações foram divulgadas pelo site filipino AutoIndustriya.
A atual geração do Toyota Yaris é vendida desde 2013 na Tailândia e em outros países asiáticos com o nome de Toyota Vios. Oferecido em carrocerias hatch e sedã, o Yaris atual já recebeu duas reestilizações localmente, e é um carro diferente do Yaris vendido na Europa e no Japão. No Brasil, o Toyota Yaris foi lançado somente em 2018.
A nova geração do Toyota Yaris deve trocar a plataforma do finado Etios pela base modular DNGA do Daihatsu Rocky. Voltada para modelos compactos, ela é uma versão simplificada da TNGA, utilizada pelo atual Corolla sedã e pelo SUV Corolla Cross, ambos já produzidos no Brasil. Com a nova plataforma, são esperadas melhorias dinâmicas e de segurança para o novo Yaris.
O design do futuro modelo ainda é um mistério. No entanto, é provável que o novo Toyota Yaris traga linhas inspiradas no atual Corolla, ou até mesmo no xará europeu. Por dentro, o modelo deve ganhar novos equipamentos e recursos tecnológicos já utilizados em outros carros da marca japonesa. O acabamento também pode receber melhorias em relação ao modelo atual. A maior novidade, no entanto, ficará para debaixo do capô.
Isso porque, ao que tudo indica, o novo Yaris contará com uma inédita versão híbrida. A solução seria semelhante ao Corolla híbrido. De acordo com o site filipino, uma das possibilidades seria a utilização do motor 1.5 aspirado do Toyota Prius C e Acqua, que funciona em conjunto com um motor elétrico. A nova versão, no entanto, só deve chegar ao mercado um ano depois, em 2023. Isso caso a crise dos semicondutores não afete os planos da Toyota.
A nova geração do Toyota Yaris ainda não tem data para chegar ao mercado brasileiro, mas pode ser oferecida no país. Lançado em 2018 no Brasil, o modelo se prepara para receber a primeira reestilização local. Com mudanças pontuais, o Yaris ganhará novidades sobretudo na dianteira, com um novo para-choque e novos faróis de led. Completam as mudanças as novas lanternas, além de novas rodas.