A Toyota fez os primeiros registros de seu novo SUV compacto no INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O Raize é derivado do Daihatsu Rocky, da marca controlada pela Toyota. Ele deverá vir ao Brasil para finalmente colocar a marca no segmento de SUVs compactos. O carro é aguardado para 2021.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
As imagens mostradas pelo Instituto revelam o para-choque dianteiro e farol do modelo. O nacional deverá ser ligeiramente maior que o Raize japonês. Mas as patentes mostradas revelam uma dianteira igual à do SUV mostrado no Japão. Já a imagem do farol, também igual ao do Raize, exibe uma unidade com LEDs.
O jipinho japonês foi apresentado com um motor 1.0 turbo de 98 cv e câmbio CVT. Por aqui, deverá ter motores mais potentes, vindos do Corolla. O 2.0 de 177 cv e, provavelmente, o conjunto híbrido com motor 1.8 acoplado a um elétrico. A transmissão deverá ser a mesma CVT do sedã. O modelo japonês usa outro CVT com engrenagens, semelhante ao do Lexus UX.
Raize tem plataforma moderna
A plataforma é uma derivação da TNGA usada pelos Toyota mais recentes. O modelo japonês tem apenas 3,99 metros de comprimento e 2,52 de entre-eixos. Essas medidas poderão mudar no modelo nacional, num arranjo parecido com o que a Volkswagen fez ao nacionalizar o T-Cross. O modelo brasileiro é maior que o europeu, ainda que mantenha desenho praticamente igual.
O Raize é mais simples do que o C-HR vendido no mercado europeu. A maior diferença está no desenho, bem mais convencional que o do SUV vendido na Europa. O modelo chegou a ser especulado para o Brasil, mas nunca foi produzido ou importado para cá.