A Toyota já deu algumas declarações que mostravam resistência à eletrificação completa da gama de veículos. Contudo, a marca japonesa parece estar mudando um pouco o próprio discurso.

Durante uma coletiva de imprensa sobre as estratégias de veículos elétricos com bateria, Akio Toyoda revelou 15 conceitos totalmente elétricos que prevêem modelos futuros da Toyota e Lexus.

Entre eles, foram mostrados sedans, SUVs, carros esportivos, caminhonete e ônibus. Enfim, uma diversidade muito grande de carrocerias. Alguns foram inspirados em modelos já existentes, outros são novos baseados nas plataformas EV-dedicated e e-TNGA.

VEJA TAMBÉM:

Toyoda classificou os veículos em dois tipos – com redução de carbono (híbridos e híbrido plug-in) e neutros em carbono (elétricos a bateria e elétricos à célula de combustível), tendo como foco principal o segundo grupo.

A apresentação começou com a gama Toyota bZ (Além de zero) de “modelos de produção em massa com preços razoáveis” que inclui o bZ4X e outros quatro novos conceitos, todos baseados plataforma e-TNGA.

Entre eles, estão um crossover compacto esportivo com uma linha de teto em estilo coupé, um cross over pequeno, um sedan médio, e um SUV grande pensado para as famílias numerosas.

Na linha denominada “showroom do futuro” foi apresentado o primeiro Lexus exclusivamente elétrico. O modelo denominado RZ é a versão de produção do conceito LF-Z Electrified. Junto a ele estavam um esportivo com autonomia de 700 km, que pretende-se fazer de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, além de um SUV grande e um outro sedan esportivo.

Por fim, Toyoda apresentou “os diversos elétricos da Toyota”. Essa série inclui veículos elétricos comerciais como ônibus autônomo, uma van compacta projetada para negócios e lazer e um versátil veículo elétrico urbano. Além disso, a Toyota mostrou a sua primeira picape elétrica com dimensões similares à da Hilux.

Objetivo da Toyota e da Lexus

Todos os veículos citados fazem parte da meta da Toyota e da Lexus de introduzir no mercado um total de 30 veículos elétricos até 2030, com a meta de 3,5 milhões de vendas globais. Em 2030, a Lexus terá uma linha completa de VEs cobrindo todos os segmentos e se tornará uma marca elétrica na Europa, América do Norte e China com o objetivo de vendas anuais de 1 milhão de unidades. As vendas globais de modelos Lexus serão 100% elétricos em 2035.

Para atingir essas metas, a empresa japonesa se comprometeu a investir U$ 17,6 bilhões (aproximadamente R$ 98,5 bilhões) para a produção de baterias até 2030. O objetivo é zerar as emissões de carbono até 2035.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here