Toyota Hilux ganhará tecnologia híbrida a partir de 2022, confirmou o vice-presidente de vendas e marketing da Toyota África do Sul, Leon Theron, em entrevista ao site local CarMag. A Hilux e o SUV SW4 adotarão a tecnologia no próximo ano no mercado sul-africano, e a expectativa é de que também estejam disponíveis em outros mercados, como o Brasil, até a chegada da nova geração, que deve estrear em 2026.
A tecnologia híbrida leve, que usa um pequeno motor elétrico em substituição ao alternador, é a mesma empregada em carros como o Kia Stonic e o Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid. Embora não apresente números tão melhores de consumo em relação aos veículos movidos apenas a combustão, a tecnologia deve possibilitar o uso do motor 2.8 turbodiesel, que é um dos cotados para ser equipado com a tecnologia.
A nova geração da Hilux terá um novo design, alinhado ao da Tacoma, sua prima vendida no mercado americano. A picape deve ter uma pegada mais robusta, próxima ao que vemos da Tundra, e medidas um pouco maiores do que a versão atual. O interior será mais luxuoso, com uma tela maior para a central multimídia e um painel de instrumentos digital.
A nova geração também deve apresentar motores mais potentes, como o 2.5 turbodiesel e o V6 turbodiesel, que já estão sendo preparados para receber o esquema híbrido. Ao contrário do híbrido leve, a nova geração deve ter um sistema híbrido convencional ou plug-in, como o do Corolla Cross ou do novo Prius.
Embora a tecnologia híbrida leve possa ser considerada um “tapa buraco” até a nova geração, a adoção da tecnologia é uma boa notícia para os fãs da picape que aguardam por uma versão híbrida. A Hilux híbrida deve garantir um consumo de combustível mais eficiente e menor emissão de poluentes, além de trazer mais opções para o mercado de picapes médias. Enquanto aguardamos a chegada da Hilux híbrida, a Mobiauto oferece diversas opções de Hilux e SW4 seminovas e usadas para venda.
Fonte: Toyota apresentará sistema híbrido de Hilux e SW4 no próximo ano