A empresa japonesa Toyota Motor produz o híbrido Prius desde 1997; em fevereiro deste ano, conseguiu vender mais de 17 milhões de carros com motores elétricos de tração, embora o primeiro carro elétrico a bateria produzido em massa da marca esteja à venda apenas em meados de 2022. Até o final da década, a gigante japonesa investirá US $ 13,5 bilhões no desenvolvimento e produção de baterias.
A cooperação ativa com a Panasonic nesta área não impede a Toyota de se envolver em seus próprios desenvolvimentos. Como explica a Reuters com referência a representantes da corporação, a Toyota não perde a esperança até meados da década de estabelecer uma produção em massa de baterias com eletrólito de estado sólido. Espera-se que eles permitam uma recarga mais rápida e maior alcance dos veículos elétricos, bem como sejam mais resistentes a temperaturas de congelamento, mas na preparação para a produção em massa, os engenheiros enfrentam os efeitos desagradáveis da expansão térmica na forma de rachaduras na caixa da bateria . Além disso, essas baterias ainda são muito caras para a produção em massa.
A Toyota Motor tentará resolver este último problema por meio de pesquisas ativas no campo da ciência dos materiais. De acordo com a fonte primária, a Toyota está disposta a gastar US $ 13,5 bilhões para melhorar o design das baterias e métodos de sua produção até 2030. Idealmente, a empresa japonesa gostaria de reduzir o custo das baterias em 30%. Os híbridos Toyota também mudarão para baterias de estado sólido com o tempo.
A eficiência energética das baterias de tração deve ser aumentada em proporção semelhante. Em outras palavras, um carro elétrico convencional será capaz de viajar 30% a mais com uma única carga do que antes. O primeiro veículo elétrico produzido em massa da marca, o Toyota bZ4X, que entrará em produção em meados do próximo ano, já deve mostrar avanços nessa direção.
Até 2025, a empresa pretende lançar 15 veículos elétricos de raça pura, e o total de modelos equipados com motores de tração chegará a 70 peças. Toyota fará parceria com Subaru, Daihatsu, Suzuki e BYD da China em veículos elétricos. Na verdade, o primogênito totalmente elétrico da marca, o crossover bZ4X, foi desenvolvido em colaboração com a Subaru. O veículo elétrico será produzido em fábricas no Japão e na China a partir de meados do próximo ano.