A Toyota apresentou o Yaris Cross, um SUV compacto que chegará ao mercado asiático em breve e tem grandes chances de ser produzido no Brasil em 2024. O investimento anunciado pela montadora em abril desse ano visa modernizar a linha de produção e trazer um novo modelo compacto para Sorocaba (SP), que pode muito bem ser o Yaris Cross recém-revelado.
Diferente do modelo vendido na Europa, o Yaris Cross que será produzido no Brasil tem um visual mais robusto e possui traços que lembram outros SUVs como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Honda HR-V. A plataforma utilizada é a DNGA, variação de baixo custo da plataforma TNGA que equipa o Corolla e o Corolla Cross. As medidas do SUV são de 4,31 m de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos na Indonésia, mas podem sofrer ajustes quando o modelo for lançado no Brasil.
O Yaris Cross terá opções tanto híbridas quanto a combustão e integrará uma central multimídia, painel de instrumentos digital e ar-condicionado digital. Além disso, o SUV contará com duas entradas USB, carregador de celular por indução e outras tecnologias que incluem a conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
O motor que equipará o Yaris Cross será um 1.5 de quatro cilindros a gasolina capaz de desenvolver 104 cv e 13,8 kgfm. No entanto, as versões mais caras contarão com o motor híbrido, que ainda não teve seus números combinados divulgados, mas sabe-se que a unidade a combustão entrega 90 cv e 12 kgfm, enquanto a unidade elétrica desenvolve 79 cv e 14 kgfm de torque, ambos combinados com a transmissão CVT.
A implementação da linha de produção do novo compacto gerará 700 empregos diretos nas fábricas da Toyota em Sorocaba e Porto Feliz (SP) e, no início, o conjunto híbrido do SUV será importado do Japão. Mas a montadora pretende nacionalizar os componentes para depender menos das importações e aumentar o índice de regionalização dos carros híbridos.
Com o lançamento previsto para o mercado asiático em breve, o Yaris Cross promete ser um grande concorrente no mercado brasileiro de SUVs compactos, oferecendo tecnologia, eficiência energética e uma estética moderna e robusta.