O Toyota Corolla Cross brilha nas vendas de SUVs médios, graças à sua versão “Híbrida”, que conta com um motor 1.8 aspirado e 2 motores elétricos, que permitem ao modelo rodar mais de 600 km na cidade com um tanque de gasolina de apenas 36 litros. Na estrada, seu alcance é de 500 KM. Para quem busca um SUV médio econômico, ele é fantástico.

Créditos: DivulgaçãoO Corolla Cross tem design elegante e harmonioso, destaque para a grade frontal charmosa e robusta, que transmite força e confiança

A versão 2.0 do Corolla Cross, motor a “combustão”, tem um consumo excelente. A versão “híbrida”, dá um show de economia de combustível. Veja os números abaixo. Toyota Corolla Cross Híbrido 1.8 XRX. Consumo km/litro

1 . Gasolina: cidade 17 km/litro; estrada: 13,9 km/litro. 2 . Álcool: cidade 11,8 km/litro; estrada: 9,6 km/litro.

Durante 10 dias, rodamos com o modelo para uma avaliação na cidade e na estrada. Primeiro, o SUV confirmou os números de consumo. Rodando no dia a dia, ele cumpre os números oficiais e consegue ir além, dependendo da forma como é conduzido. Em baixa velocidade, conseguiu fazer 19,3 km/l de gasolina na cidade e 15,3 km/l na estrada. Entretanto, nem sempre é possível conseguir as melhores marcas de autonomia. Há situações em que o consumo na  estrada sobe bastante e baixa para 12 km/l. Como a potência máxima do Corolla Cross Híbrido é de 123 cavalos (combinação dos três motores), até atingir a velocidade de 100 km/h) é preciso manter o pé mais pesado no acelerador.

Uma vez atingida essa velocidade, entretanto, o SUV tem um rodar ótimo. Uma curiosidade sobre o carro: ele não tem conta-giros. O quadro de instrumentos TFT de 4,2” mostra o velocímetro ao centro, acima do computador de bordo, marcador de combustível do lado direito e um mostrador que substitui o conta-giros à esquerda. Tem 3 níveis: Charge (quando a bateria está sendo carregada), Eco (quando a condução é econômica) e Power (quando o giro do motor sobe para entregar mais potência).

A experiência com a versão Híbrida é excelente. O motorista acaba se “policiando” para dirigir de forma mais econômica. É por isso, que muitos proprietários do Corolla Sedã Híbrido estão migrando para o SUV Híbrido. As versões híbridas, XRV e XRX, são parecidas. Internamente, o modelo top (XRX) tem o quadro de instrumentos digital maior, ajuste elétrico dos bancos, ar-condicionado dual zone, acabamento creme, e teto solar.

O motor 1.8 FLEX tem 101 cv de potência. Ao seu lado, na frente, ficam os 2 motores elétricos, somando 72 cavalos. A potência combinada é de 123 cv. O torque é ótimo, pois os motores elétricos atuam nas acelerações. A versão Híbrida é “silenciosa” quando a partida é dada. É preciso ficar atento ao sinal do painel que indica “Ready” (Pronto) para começar a acelerar. O rodar é suave. A suspensão traseira é por eixo de torção.

A vida a bordo do Corolla Cross Híbrido XRX é muito agradável. Há uma clara busca de economia de custos em alguns detalhes. A central multimídia de 8”  dá conta do recado,  tem muitos botões físicos e conectividade Android ou Apple. O display mostra o sistema híbrido funcionando e estatísticas de consumo.

O SUV é uma opção inteligente para quem procura um carro com vocação mais estradeira ou urbana e menos off-road. Rodamos  em estradas de terra e ruas de piso ruim. Ele é confortável. Vão livre: 16,1 cm.

O freio de estacionamento a pedal chama a atenção. O porta-malas é de 440 Litros. Além do ótimo consumo, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13 segundos.  Velocidade máxima: 170 km/h.

O comportamento dinâmico é ótimo. Quando está embalado, o sistema híbrido funciona de forma brilhante e deixa o carro muito silencioso ao rodar. O câmbio CVT tem 10 marchas. Pneus: 225/50 R18.

Vale salientar, que o Corolla Cross não é um híbrido plug-in, ou seja, não pode ter a bateria carregada na tomada. Também é impossível conduzir no modo 100% elétrico por mais de alguns metros em manobras de estacionamento. Quem decide se o carro vai usar o motor a combustão ou os elétricos é o sistema híbrido. Para quem busca economia de combustível, é uma solução eficiente. O carro pesa quase 1.500 quilos.

Segurança:  o SUV é completo,  tem 6 airbags e cumpre o que promete, ser um campeão de economia. Produzido em Sorocaba(SP) vem conquistando clientes e ultrapassou o Corolla sedã no ranking mensal. Para quem busca um SUV com a proposta de espaço, segurança, conforto e economia. Preço: R$ 184.490,00.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here