A contagem regressiva para o lançamento do Utilitário Esportivo “Corolla Cross” está chegando ao fim, e consta até em seu site oficial. No próximo dia 11 de março, a Toyota lançará no mercado automotivo brasileiro o SUV que vai concorrer com o Jeep Compass e com o futuro Volkswagen Taos. O modelo está transitando por São Paulo. Foi flagrado sem camuflagem durante filmagem de comercial.
À semelhança do que procedeu com o automóvel sedã Corolla, líder mundial de vendas, a montadora japonesa montou um site oficial para o SUV, que permite que o cliente faça sua reserva. Ao que parece, a Toyota do Brasil revelará detalhes sobre segurança design e motorização ao longo dessas próximas suas semanas.
Fila de espera
As concessionárias autorizadas Toyota em todo o Brasil iniciaram uma fila de interessados dispostos a comprar as primeiras unidades do modelo, em uma série especial. Além disso, algumas delas pedem um sinal de R$ 5.000,00 para efetivamente incluir o nome do cliente na lista de pré-venda, o que é muito justo no nosso entendimento.
Flagra
Os novos “flagras” mostram o carro sem nenhuma camuflagem, somente com um aplique no teto. Segundo as imagens compartilhadas pelo perfil Overboost, o Corolla Cross estava rodando pelas avenidas da cidade de São Paulo (SP) para as gravações de seu comercial.
Vale salientar, que o visual em nada lembra o sedã do qual deriva. Contudo, a versão brasileira é semelhante à configuração tailandesa, que foi apresentada em 2020 ao mercado.
Alguns elementos ópticos e visuais remetem ao seu “irmão” maior, o RAV4, como por exemplo, o formato retilíneo das lanternas e dos para-choques dianteiro e traseiro. Não obstante o desenho interior ser diferente, a forma trapezoidal da grade frontal é muito semelhante.
Motorização do sedã Corolla
O “flagra” confirma outra aposta sobre o Corolla Cross: logo acima do para-lama dianteiro, há a designação de que se trata de uma versão híbrida.
Produção
Montado na mesma unidade fabril que o sedã Corolla, o novo modelo utilizará os mesmos motores do seu irmão. Assim sendo, as opções serão o 2.0 FLEX Dynamic Force, de 177 cavalos de potência e o conjunto híbrido formado pelo 1.8 FLEX de 101 cavalos de potência de ciclo Atkinson, e um elétrico de 72 cavalos de potência. Juntos, produzem 122 cavalos de potência. Por seu turno, o câmbio que equipa toda a linha, é o CVT que simula 10 velocidades.
Jeep Compass concorrente
Se até agora o segmento dos Utilitários Esportivos médios contava com o líder absoluto Compass junto com Renault Captur, Caoa Chery Tiggo 7, Chevrolet Equinox e Ford Territory, este ano o modelo da Jeep ganhará outros três concorrentes muito sérios.
O Corolla Cross será o primeiro. Depois virão o Volkswagen TAOS, o Ford BRONCO Sport e o Honda HR-V. Além disso, cabe ressaltar que o Captur passará por uma reestilização ainda este ano.
Segurança
Em outubro, o SUV Corolla Cross obteve nota máxima em um crash-test realizado na Ásia. À semelhança do sedã Corolla, ele dispõe de sete airbags de série, sensores de estacionamento e ar-condicionado digital de série.
Híbrido
As versões de híbridas contarão com o pacote de segurança Toyota Safety Sense, que inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de pré-colisão com alerta sonoro, sistema de alerta de mudança de faixa, farol alto automático e até frenagem automática. O modelo é dotado de inquestionáveis beleza, qualidade e modernidade.