Um anúncio feito na segunda-feira (2) movimentou a indústria de rádio em todo o mundo. A Xperi, responsável pela tecnologia de rádio híbrido conhecida como DTS Connected Radio, tornou pública a parceria fechada com a Daimler AG, montadora que carrega marcas como a Mercedes-Benz. A partir de dezembro, o novo modelo multimídia do Mercedes-Benz S-Class terá a tecnologia de rádio híbrido embarcada em seu sistema. Recentemente outra montadora alemã foi destaque por fazer testes e adotar a tecnologia que mistura ondas terrestres FM/AM com dados de internet. Acompanhe:
O sistema multimídia do Mercedes-Benz S-Class, chamado de Daimler MB User Experience (MBUX), terá o DTS Connected Radio embarcado a partir do próximo mês, com comercialização na Europa, Canadá e Estados Unidos. Na sequência, o modelo também será comercializado no mercado asiático, a partir do próximo ano.
No comunicado sobre a parceria, Jeffy Jury, responsável por receptores automotivos da Xperi, afirma que “os consumidores querem o rádio na frente e no centro do painel – mas eles querem que seja tão rico e envolvente quanto outras plataformas de mídia e experiências, particularmente uma experiência móvel”.
Assim como outros modelos e tecnologias de rádio híbrido, o DTS Connected Radio amplia a oferta de serviços do rádio para os ouvintes e também para os anunciantes, pois a audiência deixa de ser passiva. Há a possibilidade de interação entre ouvinte e rádio, o sinal de FM é alternado para o streaming em caso de recepção ausente, é possível a entrega de publicidade personalizada pelas rádios e clientes, entre outras vantagens da mescla “sinal terrestre e dados de internet”.
Central de comandos e entretenimento do MBUX S-Class / Divulgação
“Estamos orgulhosos de fazer parte do novo sistema multimídia MBUX de última geração com nossa plataforma DTS Connected Radio, que está redefinindo a experiência de escuta de rádio no painel”, afirma Jeff Jury, que completa dizendo que “estamos fazendo parceria com a Daimler para ajudar a tornar o que eles chamam de ‘Terceiro Lugar’ – um refúgio entre a casa e o local de trabalho – mais agradável”, declara o executivo.
Segundo a Xperi durante o anúncio da parceria, de acordo com a Strategy Analytics, o rádio é o recurso de painel ‘obrigatório’ número um e o mais usado nos Estados Unidos, quando comparado a outras ofertas de streaming.
A DTS é uma subsidiária integral da Xperi, que também detém os direitos de tecnologia do HD Radio. O sistema de rádio híbrido está disponível em 48 países, segundo a própria empresa, que afirma também contar com o “maior banco de dados de metadados de rádio no mundo”, com cerca de 48 mil estações de rádio e milhões de faixas, álbuns e biografias de artistas.
“O DTS Connected Radio apresenta uma grande e bela arte, informações abrangentes sobre artistas e álbuns e imagens, músicas, playlists, recomendações de conteúdo, letras, eventos locais, podcasts e muito mais, enriquecendo as transmissões de milhares de estações de rádio em todo mundo”, afirma o comunicado da empresa, no anúncio da parceria com a Daimler AG.
Veja também:
> Parceria entre Audi e iHeartRadio pode impulsionar o rádio híbrido na América do Norte
Análise: a indústria de rádio está atenta aos carros conectados
O mercado de carros conectados deve avançar rapidamente por praticamente todos os mercados, inclusive no Brasil. Tanto que anúncios feitos como a parceria entre FCA (Fiat Chrysler Automóveis) e a TIM Brasil (operadora) para deixar os automóveis on-line é algo comum. E o avanço de sistemas como Apple CarPlay e Android Auto nos mais diversos sistemas de multimídia automotivos também é algo considerável, inclusive na frota brasileira.
Isso amplia a oferta de mídia dos automóveis, local onde o rádio costuma ser hegemônico em praticamente todos os países. E a entrada de tecnologias como rádio híbrido e novas ferramentas de rádio via streaming para sistemas automotivos são possibilidades de manter o rádio na liderança do consumo de mídia em carros, como também ampliar a oferta de serviços para ouvintes e anunciantes.
Além de mais possibilidades para os ouvintes, que não deixam de ouvir a sua rádio preferida quando a sua recepção FM/AM está ausente como mostraram as apresentações feitas pela Audi, o carro conectado permite também medir a eficiência da publicidade no rádio, como a pesquisa realizada pela GM nos Estados Unidos.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Tags:
Rdio hbrido, conexo, Mercedes-Benz, DTS, Xperi, carros conectados, FM