A Turquia lançou seu primeiro carro totalmente produzido no país na sexta-feira, dizendo que pretende produzir até 175.000 por ano do veículo elétrico em um projeto que deverá custar 3,7 bilhões de dólares, em 13 anos, conforme noticiou a agência Reuters.
O projeto vêm sendo um objetivo de longa data do presidente Tayyip Erdogan e seu partido no poder, AK, como uma demonstração do crescente poder econômico do país.
Na cerimônia de inauguração, Erdogan disse que a Turquia pretendia não apenas vender o carro no mercado interno, mas também torná-lo uma marca global, começando pela Europa.
“Estamos todos juntos testemunhando o sonho de 60 anos da Turquia se tornar realidade”, disse ele, referindo-se a planos falhos no passado de construir um carro totalmente produzido em casa. “Quando vemos este carro em estradas ao redor do mundo, teremos alcançado nosso objetivo”.
Após seu discurso, um modelo SUV vermelho do carro e outro sedan cinza foram erguidos no palco, ostentando a etiqueta TOGG do consórcio que os está construindo.
Erdogan disse que a infraestrutura de abastecimento de carros elétricos estará pronta em todo o país até 2022.
A Turquia já é um grande exportador para a Europa de carros fabricados internamente por empresas como Ford, Fiat Chrysler, Renault, Toyota e Hyundai.
O novo projeto, lançado em outubro, receberá apoio do Estado, como incentivos fiscais, e estabelecerá uma unidade de produção no centro automotivo de Bursa, no noroeste da Turquia, de acordo com uma decisão presidencial publicada no Diário Oficial do país.
Cinco modelos do carro serão produzidos, segundo o comunicado, acrescentando que o governo garantiu a compra de 30.000 veículos até 2035.
Erdogan revelou planos em novembro de 2017 para lançar um carro fabricado inteiramente na Turquia até 2021.
O consórcio, chamado Grupo de Iniciativa Automobilística da Turquia (TOGG), foi estabelecido em meados de 2018 por cinco grupos industriais: Anadolu Group, BMC, Kok Group, operadora de telefonia móvel Turkcell e Zorlu Holding, controladora da fabricante de TV Vestel.
O CEO da TOGG é o ex-executivo da Bosch, Gurcan Karakas, e seu diretor de operações é Sergio Rocha, ex-presidente da General Motors Korea. A empresa disse que iniciaria a produção em 2022 com SUVs compactos.
Em outubro, a Volkswagen anunciou que adiou uma decisão final sobre a construção de uma fábrica de carros na Turquia, em meio a críticas internacionais a uma operação militar turca na Síria.