Migrantes tentam se aproximar de caminhão durante distribuição de ajuda humanitária na fronteira entre Belarus e Polônia

Por Pawel Florkiewicz e Tuvan Gumrukcu

ANCARA/VARSÓVIA (Reuters) – A Turquia barrou sírios, iraquianos e iemenitas em voos para Minsk, nesta sexta-feira, possivelmente interditando uma das rotas usadas por imigrantes que a União Europeia diz terem sido enviados por Belarus para criar uma crise humanitária deliberada em sua fronteira.

Milhares de imigrantes, a maioria do Oriente Médio, estão se abrigando sob temperaturas congelantes nas florestas das fronteiras entre Belarus e Polônia e Lituânia, ambas integrantes da UE que estão se recusando a lhes dar passagem. Alguns já morreram, e há temores a respeito da segurança dos restantes agora que as condições duras do inverno se instauram.

A UE acusa Belarus de criar a crise como parte de um “ataque híbrido” ao bloco, distribuindo vistos bielorrussos no Oriente Médio, transportando os imigrantes de avião e incentivando-os a tentarem cruzar a divisa ilegalmente. A UE pode impor novas sanções a Belarus e a empresas aéreas que culpa por transportar os imigrantes já a partir de segunda-feira.

Belarus nega ter forjado a crise, mas também diz que tampouco pode ajudar a resolvê-la a menos que a Europa suspenda sanções prévias, que a UE adotou para punir o presidente Alexander Lukashenko por uma repressão violenta a protestos de rua em massa contra seu governo em 2020.

A Turquia nega desempenhar um papel direto permitindo que seu território seja usado para trasladar imigrantes, mas o site do aeroporto de Minsk listava seis voos chegando de Istambul nesta sexta-feira — a maior quantidade de qualquer cidade de fora da antiga União Soviética.

(Por Pawel Florkiewicz e Anna Wlodarczak-Semczuk, em Varsóvia; Tuvan Gumrukcu, em Ancara; e Dmitry Antonov e Andrew Osborn, em Moscou)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAB0SZ-BASEIMAGE


Veja também

+ Lutador fica irreconhecível depois levar chute no rosto

+ Luiz Fernando Roxo, economista, ensina como aplicar sua Estratégia do Pozinho na bolsa

+ Motorista da Amazon é demitido após mulher ser flagrada saindo pelos fundos de carro
+ As 20 Picapes mais vendidas em 2021
+ Vídeo: Helicóptero da Globo faz pouso forçado e perde cauda; piloto reza após aterrissagem
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo

+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte

+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here