Sabe aquela cena do filme “Jurassic Park” em que um tiranossauro ataca as pessoas dentro de um carro? Pois desde ontem os cariocas podem brincar de tomar um susto desses no Jurassic Safari Experience, uma atração interativa com réplicas dos animais pré-históricos que ocupa o estacionamento do shopping Via Parque, na Barra. Antes de chegar ao Rio, a brincadeira atraiu 140 mil pessoas em São Paulo, número que exemplifica como os dinossauros, extintos há 65 milhões de anos, fazem parte do imaginário de crianças e adultos. De carona no tal safári, montamos uma lista com filmes de aventura, documentários, séries infantis e visitas virtuais a museus com áreas dedicadas a fósseis.
Jurassic Safari Experience
Dinossauros invadiram ontem o estacionamento do shopping Via Parque. O Jurassic Safari Experience coloca os visitantes em um percurso com réplicas de dinossauros em tamanho real. O “safári” é feito de carro, com os animais robotizados se movimentando em torno dos automóveis até um palco 360 graus, onde um guia dará detalhes científicos sobre as espécies de maneira didática. Via Parque Shopping. Av. Ayrton Senna 3.000, Barra — 2018-5415. Qui e sex, às 17h30, 19h e 20h30. Sáb e dom, às 11h30, 14h30, 17h30 e 19h. De R$ 140 a R$ 210 por veículo (com até 5 pessoas). Ingressos em www.jurassicsafari.com.br.
‘Jurassic Park’
Se ainda hoje os efeitos especiais de “Jurassic Park” (1993) impressionam, imagine para quem via pela primeira vez o filme de Steven Spielberg no começo dos anos 1990. Não à toa, o longa conquistou três estatuetas do Oscar nas categorias de melhores efeitos especiais, melhor som e melhor edição de som. O filme virou um fenômeno e rendeu continuações, “O mundo perdido” (1997) e “Jurassic Park 3” (2001), além da saga “Jurassic World — O mundo dos dinossauros” (2015), que já teve uma sequência (“Jurassic World — Reino ameaçado”, em 2018), está com outra prevista para estrear em 2022, e inspirou uma série de animação infantil disponível na Netflix. Os primeiros três filmes da franquia estão disponíveis no Prime Video. Os filmes de “Jurassic World” podem ser vistos no Telecine Play.
Dino Trux
Entre as muitas produções animadas sobre dinossauros disponíveis nas prateleiras do streaming, “Dino Trux” merece destaque. Isso porque os personagens da série infantil não são exatamente dinossauros, mas um híbrido dos animais com caminhões. Lembram “Transformers”, outro hit entre as crianças. Na trama da série, que já está na quinta temporada, espécies de dinotrux e reptools se juntam para construir um mundo novo, lutando contra o maligno vilão D-Structs. Disponível na Netflix.
‘Segredos do dinossauro mumificado’
Se você não conhece Leonardo, o dinossauro mumificado mais bem preservado do mundo, a chance é essa. O documentário do diretor canadense Michael Jorgensen acompanha uma detalhada necrópsia do bicho, descoberto em 2001. A partir das análises, um time de cientistas traça um perfil do animal, revelando até a última refeição do Leonardo. Disponível no Prime Video.
Visitas virtuais a museus
Importantes museus do mundo que se dedicam à história natural disponibilizam conteúdos gratuitos em seus sites. É o caso do Museu Americano de História Natural, em Nova York, que está com a exposição “T-Rex: O predador final” em cartaz até março. Dá para ter uma prova no link cutt.ly/rjjSuar, com fotos da espécie e um vídeo com um bate-papo com Mark Norell, curador da mostra. Em Bruxelas, o Real Instituto de Ciências Naturais da Bélgica tem uma galeria de três mil metros quadrados dedicada aos dinossauros. No link cutt.ly/zjjS6Ta, você vê boas fotos de diversos fósseis completos, ou de esqueletos como o crânio de Ben, um plateossauro achado na Suíça, que viveu há mais de 200 milhões. Aqui no Brasil, o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo oferece tour virtual por parte de seu acervo com dez milhões de itens, dos quais destacam-se réplicas gigantescas de ossadas de dinossauros. O tour virtual pode ser acessado no endereço vila360.com.br/tour/mzusp.