Carros híbridos e elétricos, sob a designação genérica de “VEM DF” (Veículo para Eletromobilidade no Distrito Federal), foram lançados na última segunda-feira, dia 7 de outubro em Brasília, na sequência de uma cerimónia que teve lugar no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, e estão a gerar enorme expetativa.
Trata-se de um projeto piloto desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF), para “uso partilhado de veículos elétricos para frotas públicas”, sendo que o “VEM DF” que disponibilizará para já 16 veículos Renault Twizy em formato de carsharing são para serem usados pelos funcionários públicos.
Saliente-se também que no início, este projeto terá uma rota restrita, limitada à Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do Distrito Federal. Dois carros já estão habilitados para fazer o transporte dos funcionários públicos e, até ao final do ano, os restantes carros da frota irão receber o software adequado para serem integrados no sistema, evoluindo num projeto que irá seguramente crescer, incentivando o uso cada vez maior dos veículos elétricos, em benefício do ambiente.

O aplicativo escolhido para fazer a gestão deste projeto designa-se de “Mobi-e“, foi desenvolvido pelo PTI e já está a ser utilizado num programa interno de uso partilhado de veículos da Itaipu, que envolve também o Renault Twizy.
O “Mobi-e” permite reservar os carros disponíveis, acompanhar a sua localização, monitorar a velocidade, a carga da bateria e as rotas percorridas, para além de outras informações. O desbloqueio e respetiva utilização de cada carro é feito por meio de cartões dos funcionários que estiverem registados no sistema.
Para assegurar o completo uso dos carros, serão instalados em todo o Distrito Federal 35 eletropostos de carregamento, fabricados pela WEG, que serão gratuitos e de uso coletivo.

Projetos similares avançam em todo o mundo

Diversas notícias vindas a público na imprensa dão-nos conta de que a Renault tem desenvolvido projetos de mobilidade com carros elétricos em todo o mundo.
Por exemplo, em Madrid (Espanha), um projeto designado “Zity” disponibiliza 650 carros Renault Zoe em sistema de uso partilhado, cuja reserva é feita diretamente por meio de aplicativo.
Em França, designadamente nas cidades de Paris e Clichy, o projeto designado de “Moov’in Paris” disponibiliza 100 viaturas Renault Zoe e 20 Renault Twizy para uso partilhado, e de igual modo através da reserva feita por aplicativo.

Refira-se que para além dos projetos de uso partilhado de viaturas, a Renault também possui projetos designados “Smart Island” – ilhas funcionais, inteligentes e eco-friendly.
Em Belle-Ile-En-Mer, por exemplo, 18 Renault Zoe e 2 Renault Kangoo Z.E. circulam pela ilha num serviço de carsharing e aluguer, movidos a energia solar e apoiados por sete pontos de recarga estrategicamente distribuídos.
O projeto faz também a gestão da utilização de segunda vida da bateria.

Em território português, a ilha de Porto Santo é outro bom exemplo do “Smart Island”. Por lá circulam 14 Renault Zoe e 6 Renault Kangoo Z.E. tratando-se de carros movidos a energia elétrica que transitam e atuam como armazenadores da energia solar e eólica (numa parte do dia) permitindo que a energia gerada seja reaproveitada e que não hajam desperdícios.
Atualmente, as 20 unidades que circulam em Porto Santo são usadas diariamente por voluntários residentes na ilha. Isto é, quatro Kangoo Z.E. circulam como táxi, dois Kangoo Z.E. efetuam serviços de transfer para unidades hoteleiras, um Renault Zoe encontra-se ao serviço da Polícia de Segurança Pública local (na foto) e outro da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM).

Exclusivamente cem por cento elétricos em 2022

Regressando ao Brasil, refira-se que a Renault também desenvolve diversos projetos de mobilidade de emissão zero, nomeadamente em Fernando de Noronha, onde seis veículos cem por cento elétricos são usados pela administração da ilha – 3 Renault Zoe, 2 Renault Twizy e 1 Renault Kangoo Z.E..
Vale a pena destacar ainda que o governador do estado de Pernambuco, Paulo Câmara, num evento realizado em junho deste ano, assinou um decreto que, a partir de 2022, apenas será permitida a entrada de novos veículos cem por cento elétricos em Fernando de Noronha.

Comentários

comentários



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here