Miguel Ivan Lacerda Oliveira, diretor de biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia do Brasil, disse durante a Cúpula Global do Etanol em Washington, DC, que o futuro do transporte é de veículos elétricos, mas o etanol ainda terá um papel de combustível de transporte. Oliveira foi apresentador de um painel chamado “Descarbonização Global de Combustível: Os Benefícios Ambientais do Etanol”.

“O futuro é elétrico”, disse Oliveira. “Não há como negar que carros elétricos vão crescer. Mas acho que os biocombustíveis podem desempenhar um papel importante na eletrificação do setor de transportes. ”

Uma das maneiras pelas quais ele disse que o etanol pode desempenhar um papel em um setor de transporte cada vez mais elétrico é através do uso de veículos híbridos flex. Ele disse que a Toyota lançou recentemente um veículo no Brasil movido a etanol. “É um carro elétrico movido a etanol. Então você despeja etanol no carro, reforma e retira o hidrogênio e funciona, e é um carro elétrico ”, disse ele.

Oliveira disse que em países como a China, que têm carros híbridos elétricos movidos a gasolina, a maioria dos motoristas opta por encher o carro com gasolina, em vez de ligar o veículo para tirar proveito das opções elétricas. Um híbrido flex fuel que usa o E100 soluciona esse problema, pois é mais fácil para os consumidores abastecer a gasolina do que cobrar seus veículos.

Também é mais barato para o consumidor do que a gasolina. “Usar o E100 ou apenas etanol também é o futuro, porque diminui o preço”, disse ele. “Acho que, para reduzir o preço aos consumidores, o etanol é a solução.”

Ele acrescentou que o Brasil também espera transformar a indústria automotiva fabricando geradores de eletricidade para veículos elétricos. “Então você pode conectar o carro em sua casa, mas o carro não está consumindo a energia da casa. O carro está perdendo a energia que circula e reformando a energia ”, disse ele.

“Sabemos que temos a solução para o carro elétrico. Funciona com etanol ”, afirmou. “O futuro é etanol. E por que isto? Porque não há futuro fora do etanol. ”







LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here