Entenda algumas características desses automóveis que irão te surpreender
5 Curiosidades sobre veículos elétricos. Foto: Pixabay
Com o aumento exorbitante do preço dos combustíveis, a procura por carros elétricos vem aumentando no no mundo todo, inclusive no Brasil. No entanto, os preços desses tipos veículos ainda são considerados inviáveis financeiramente, por serem muito caros. Por isso, hoje 02 de fevereiro de 2022, o Lar Doce Lar irá te mostrar 5 curiosidades sobre os carros elétricos que você não sabia.
O mercado nacional
Em relação aos carros elétricos, ainda são pouco inseridos no mercado brasileiro, mesmo havendo modelos que são considerados ótimas opções de compra, em termos de qualidade.
No entanto, mesmo com problemas como a falta de infraestrutura e os preços elevados, são produtos altamente tecnológicos e que trazem para os mototistas, um pouco do que teremos no futuro.
Leia também: Picape Flex ou a Diesel: qual escolher? Entenda as diferenças
Curiosidades
Muitos motoristas tradicionais e que são fãs de automóveis á combustão, infelizmente recheiam a internet com desinformação, dizendo que os carros elétricos são chatos de dirigir ou que possuem pouca autonomia.
Por isso, abaixo iremos te apresentar 5 curiosidades sobre esses veículos, que farão você olhar de um jeito diferente para o futuro.
Não dá choque
A princípio, uma das maiores mentiras já contadas sobre os carros elétricos é que eles dão choque ou que são perigosos de andar em dias de chuva. Saiba que essa afirmação essa que está completamente equivocada, visto que as baterias e o sistema de carregamento desses veículos, são protegidos contra eventuais descargas e podem funcionar normalmente, mesmo com tempestades.
A bateria é responsável por tudo
Uma das desvantagens dos carros elétricos, é o fato de absolutamente tudo dentro do veículo consumir a bateria. Portanto, se você faz um cálculo de consumo, deverá levar em conta que a utilização do ar condicionado, música, luzes e até o abrir e fechar dos vidros, irão impactar na autonomia.
O veículo não tem marcha
Por não ter rotação e “mecânica”, os carros elétricos não precisam de uma transmissão para ajudar na geração de força do veículo. O “câmbio” dentro de um carro elétrico só tem três funções: para frente, para trás e neutro, como se fosse um carrinho de bate-bate.
Por enquanto as empresas ainda não encontraram um método que fizesse com que os carros elétricos simulem marchas como os automóveis com transmissão do tipo CVT. No entanto, projetos desse porte estão sendo desenvolvidos, sendo possível que um dia isso aconteça.
É possível recarregar em casa
Os carros elétricos são compostos por baterias de diferentes tamanhos e capacidades. Por isso, as montadoras trabalharam para que você não dependa sempre da infraestrutura da sua cidade para abastecê-lo.
Contudo, saiba que ao comprar um veículo elétrico ou híbrido plug-in, será possível carregá-lo na sua casa.
O Torque é instantâneo
Por fim, um dos motivos pelos quais os carros elétricos são extremamente ágeis e confortáveis de dirigir. Geralmente, está relacionado ao torque, que aparece logo que pisamos no acelerador.
Além disso, saiba que os motores elétricos não possuem rotação e não é necessária a queima de combustível para a transferência de força para as rodas.
BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!