O carro elétrico divide opiniões por diversos motivos. Apesar de estar se popularizando no exterior e a Europa querer extinguir os motores a combustão até 2035, aqui no Brasil essa nova propulsão ainda caminha a passos lentos.
Além de ainda ser muito caro e o país ainda não ter estrutura para comportá-lo, muitos consumidores têm medo de fazer um investimento alto e não saber como o carro elétrico estará após alguns anos de uso.
VEJA TAMBÉM:
Mas um vídeo do canal Out of Spec Reviews, no Youtube, mostrou que o carro elétrico pode chegar a uma alta quilometragem sem trazer grandes problemas para o seu dono.
O vídeo mostra um Tesla Model X de 2017 que, apesar de ser relativamente novo, seu hodômetro acusa 321 mil km rodados. De acordo com o proprietário do veículo, cerca de 80% dos carregamentos foram feitos em estações de carregamento rápido – o que, teoricamente, prejudicaria a vida útil da bateria.
Mas, na verdade, a eficácia do componente foi pouco reduzida com esse uso severo e foi constatado uma redução de apenas 9,8% na capacidade da bateria. Quando novo, a bateria do carro foi avaliada em 93,7 kWh de energia disponível. Após 5 anos de uso, e mais de 300 mil km rodados, a peça ainda mantém cerca de 85,4 kWh.
O Model X em questão é da Alemanha e, poucos dias antes do vídeo ser gravado, o dono levou o carro para a Autobahn e confirmou que não teve problemas para atingir a velocidade máxima do carro elétrico.
Além da bateria, naturalmente era de se esperar que alguns componentes estivesses desgastados veículo. No entanto, não houve nada de absurdo, se considerar que o Tesla ultrapassou os 300 mil km rodados.
Além da carroceria estar em boa forma – o que também pode ser colocado na conta do dono – o estofamento do interior está apenas levemente enrugado e há uma pequena ferrugem na superfície em torno de algumas áreas do carro que se abrem. O defeito mais ‘grave’ está no couro do volante que começou a se deteriorar por causa do uso frequente.
Quanto à parte mecânica, que é o que realmente causa preocupação no carro elétrico, o dono confirmou que elas se desgastaram de maneira normal como se fosse em um veículo a propulsão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: