Trabalhador do setor de eventos, Alberto Serra, 53 anos, se vacinou segunda-feira

Foto: Diego da Rosa/GES


Dentro da meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) leopoldense e cumprindo calendário divulgado na última semana, o Município abre a vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 50 anos, sem comorbidades, nesta terça-feira. Para tanto, cinco pontos oferecerão a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz para os interessados, além da Unidade Móvel de Vacinação.

Leia tudo sobre o coronavírus

Além da ampliação da faixa etária, continuam podendo se vacinar pessoas maiores de 18 anos de idade com comorbidades e pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos. Conforme a Prefeitura de São Leopoldo, elas podem comprovar fisicamente, por meio de laudos médicos ou mediante apresentação do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC).

Pontos

No Centro, a aplicação ocorre no drive-thru do Largo Rui Porto, para quem for de carro, e no Centro de Vacinação, na antiga Unisinos, para quem optar ir a pé. Também há pontos descentralizados de vacinação na sede da Assemplife, no bairro Feitoria, e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Scharlau.

Funcionando no formato híbrido, ou seja, atendendo tanto quem vai a pé, como quem se desloca de carro para receber a vacina, o Centro de Eventos, no bairro São Borja, também segue como opção.

O atendimento, em todos esses pontos, ocorre das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Para se vacinar é preciso documento com foto, CPF e cartão SUS.

Unidade Móvel

A equipe da Unidade Móvel de Vacinação também aplicará a primeira dose da vacina. Hoje, o veículo estará em frente ao Centro Comunitário Infantil Talita Kuhn, na Rua Frederico Mayer, bairro Feitoria, das 8h30 às 11h30, e em frente à Escola Estadual Emílio Sander, na Rua Carlos Augusto Berger, na Vila Berger, das 13h30 às 16h30.

Segunda dose

Também continuam sendo oferecidas as segundas doses dos imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz e da Coronavac/Butantan, na antiga sede da Unisinos. Para receber a vacina, é necessário levar a carteira de vacinação que comprove a primeira dose. A segunda dose da AstraZeneca estará disponível para quem recebeu a primeira dose até 12 de março. A segunda dose da Coronavac/Butantan é disponibilizada para quem já completou 21 dias da primeira dose.

Boa procura nos grupos por idade

Ontem, a vacina contra a Covid-19 por idade estava disponível para pessoas acima de 52 anos em São Leopoldo. Novamente, houve muita procura pelas doses do imunizante. Pela manhã, o drive-thru do Largo Rui Porto, no Centro, registrou uma grande fila de veículos com interessados na vacina. Trabalhador do setor de eventos, Alberto Miguel Serra, 53 anos, conta que estava ansioso pela chegada da sua vez de receber a dose.

“É uma área (eventos) que está há um ano e pouco praticamente parada. A vacina dá aquela esperança de que tudo vai voltar ao normal, pelo menos, no trabalho”, sublinhou. Também esperando pela hora de poder se vacinar, Elpídio Tadeu Bilo, 53 anos, procurou o drivethru ontem e resumiu sobre a importância da imunização. “Não tem como resolver as coisas sem vacina.”

Titular da Semsad, Marcel Frison disse que a procura pela vacina nos grupos com comorbidades tem sido baixa. Já nos grupos por idade, em pessoas sem comorbidades, a procura tem sido boa. Conforme o vacinômetro da Prefeitura de São Leopoldo, até a sextafeira, dia 11, ou seja, com três dias de vacinação aberta por idade sem comorbidades, 3.609 pessoas entre 54 a 59 anos receberam a primeira dose da vacina.

Mais grupos vacinados

Em transmissão realizada pela Rádio Prefeitura, na tarde de ontem, o prefeito Ary Vanazzi anunciou a abertura da vacinação com a primeira dose da Pfizer para gestantes, puérperas (que deram a luz até 45 dias atrás) e lactantes com bebês menores de nove meses. A aplicação ocorre na Escola Irmão Weibert, na Avenida João Corrêa s/n, das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. As grávidas devem levar documento com foto, CPF e carteira do pré-natal. Em caso de gravidez recente, o exame positivo serve como comprovante.

As lactantes precisam levar, além do documento com foto, a certidão de nascimento do bebê. Vanazzi também apresentou um calendário de vacinação com os grupos que receberão as doses nos próximos dias, sendo: pessoas com 49 anos amanhã (16); com 48 anos na quinta-feira (17); 47 anos, na sextafeira (18); e 46 anos, no sábado (19). Conforme o prefeito, a meta da Prefeitura é chegar às pessoas com 40 anos de idade até o dia 25 de junho. “Desde que o governo federal e o governo do Estado cumpram com o cronograma que nos apresentaram”, ressalta

A dose pela região

Sapucaia do Sul

Primeira dose da AstraZeneca para pessoas acima de 50 anos, sem comorbidades, e segunda dose da AstraZeneca para quem recebeu a 1ª dose há, pelo menos, 10 semanas, nas unidades de saúde com agendamento via WhatsApp ou presencialmente. Agendamento aberto com o imunizante da Pfizer para pessoas com comorbidades, deficiências permanentes e gestantes e puérperas.

Esteio

Primeira dose para pessoas acima dos 48 anos sem comorbidades e pessoas acima de 18 anos, com comorbidades, em frente à SMS (Avenida Padre Claret, 666, Centro). Agendamento pelo site www.esteio. rs.gov.br/vacina ou telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Portão

Primeira dose para pessoas acima de 47 anos sem comorbidades, pessoas acima de 18 anos com comorbidades ou em hemodiálise, pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros. Das 8h às 19h, no Centro de Eventos Lothar Kern.

Capela de Santana

Primeira dose para pessoas acima dos 50 anos sem comorbidades. Imunização acontece hoje e amanhã, no Centro Municipal de Eventos, das 13 às 16 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here