O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) acaba de divulgar o ranking de consumo de combustível com os automóveis de 2020. A lista traz lançamentos recentes, como os novos Chevrolet Onix e Onix Plus, que chegaram ao mercado no fim do ano passado.
Em versões aspiradas, que trazem o motor 1.0 de três cilindros e transmissão manual, a dupla aparece entre os carros de passeio mais econômicos do Brasil, desconsiderando modelos elétricos e híbridos: o sedã compacto é o líder do ranking, enquanto o hatch aparece na quarta colocação.
Já o novo Toyota Corolla Altis, o primeiro e até agora o único veículo híbrido bicombustível do mundo produzido em larga escala, aparece em segundo lugar no ranking.
O PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados no País.
Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.
A avaliação segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de “A”, para os modelos mais eficientes, até “E”, para os menos eficientes.
Abaixo você confere a lista dos dez automóveis com menor consumo de combustível, de acordo com o instituto, independentemente da categoria e do tipo de carroceria.
Para cada modelo, foi considerada apenas a versão com menor consumo.
Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.