Os SUVs são a categoria de automóveis que mais cresce na preferência dos consumidores.

No Brasil, a quantidade de opções de diferentes tamanhos e preços é grande e dificilmente você deixará de encontrar aquela que mais lhe agrada. Ter dinheiro no banco para comprar, no entanto, é outra história.

Quem é movido mais pela razão do que a emoção obviamente vai olhar com atenção para as alternativas mais em conta antes de fechar negócio. Atualmente, SUVs compactos já estão na faixa dos R$ 100 mil ou acima desse valor, considerando modelos zero-quilômetro.

Além do custo da aquisição, vale considerar também o consumo de combustível – ainda mais nestes tempos de gasolina e etanol inflacionados.

Pensando nisso, selecionamos os dez utilitários esportivos com motor flex mais eficientes do mercado. As informações que você confere aqui são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), cuja tabela atualizada UOL Carros recebeu em primeira mão.

Vale um esclarecimento em relação ao líder Toyota Corolla Cross: por se tratar de um híbrido, cujo motor elétrico é mais acionado na cidade, seu consumo em circuito urbano é menor.

Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro

O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui.

Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.

A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de “A”, para os modelos mais eficientes, até “E”, para os menos eficientes.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here