A FCA prepara uma ofensiva de produtos para os próximos anos. O planejamento foi revelado pelo presidente da FCA América do Sul, Antonio Filosa, em evento realizado na última quarta-feira (12).
O grupo ítalo-americano realizará seis lançamentos em 2020, sendo que dois deles serão modelos Fiat. A maior revolução na marca italiana, porém, acontecerá a partir de 2021, quando o foco se voltará para os SUVs.
O grupo, porém, não pretende criar concorrência interna entre Jeep e Fiat, e por isso é que vai posicionar os dois novos modelos abaixo de Renegade e Compass.
“Agora é o momento para a Fiat entrar no segmento de SUVs. Achamos a fórmula para nos comunicarmos com este público”, afirmou Filosa.
Enquanto isso não acontece, UOL Carros lista a seguir as novidades da Fiat para 2020 e os próximos anos.
2020:
+ Nova Strada:
O maior lançamento da Fiat neste ano é também um dos mais aguardados da indústria automotiva em 2020. A picape deve ser lançada até abril e o segundo teaser revela como será o visual do modelo. Com porte maior do que sua antecessora, ela terá cabine dupla “de verdade”, com quatro portas e maior espaço interno. Motorizações devem ser a conhecida 1.4 Fire e o 1.3 Firefly de até 109 cv que equipa o Argo. Design traz referências de Mobi (as portas dianteiras são as mesmas, por exemplo), Argo e Toro.
+ 500 elétrico
A nova geração do 500 ainda nem foi revelada (algo que acontecerá no Salão de Genebra, em março), mas já está confirmada para o mercado brasileiro. O 500 elétrico será um dos seis lançamentos que a marca promete para este ano. “Queremos ver como um modelo 100% elétrico se sai no nosso país”, afirma Filosa.
2021 e 2022:
+ SUV compacto
O primeiro dos novos utilitários esportivos da Fiat estreia até o final de 2021. Como já mencionamos, o modelo será posicionado abaixo do Jeep Renegade para evitar “canibalização”, que ocorre quando um modelo rouba vendas de outro da mesma empresa na mesma faixa de preço. Sendo assim, o SUV compacto da Fiat deve custar entre R$ 65 mil e R$ 80 mil.
+ SUV cupê
O segundo modelo da Fiat na categoria de SUVs estreará entre o final de 2021 e o começo de 2022. Filosa adiantou que o conceito Fastback (um SUV cupê baseado na Toro), exibido no último Salão do Automóvel, servirá de inspiração para o design. Entretanto, o carro será menor do que o protótipo exibido na feira há quase dois anos. Os preços também ficarão abaixo dos modelos da Jeep.