O primeiro Mini Cooper SE puramente elétrico concebido pela fabricante britânica chega às ruas em novembro deste ano. O modelo tem design baseado no Mini Hatch de 3 portas e será equipado com um motor elétrico capaz de entregar 184cv de potência e 27.0kgfm de torque instantâneos.
O carro será produzido na fábrica de Oxford, no Reino Unido. Mas o sistema de propulsão elétrica foi desenvolvido nos centros de tecnologia de mobilidade eletrificada do BMW Group em Dingolfing e Landshut, ambos na Alemanha.
Vem aí o primeiro minielétrico. No Brasil, híbrido substitui bateria
13 FOTOS
Este conjunto agrega baterias de alta voltagem, composta de células de íons de lítio divididas em 12 módulos, com capacidade de 32,6 kWh e aptas a garantir autonomia de até 270 quilômetros. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos.
E o híbrido, à venda no Brasil?
Bem, o Mini Cooper SE Countryman ALL4, o primeiro híbrido plug-in da marca britânica, acaba de ganhar uma nova bateria de íon-lítio. Ela torna o modelo ainda mais eficiente e sustentável, sem perder o seu tradicional ‘go-kart feeling’.
Vem aí o primeiro minielétrico. No Brasil, híbrido substitui bateria
13 FOTOS
A nova bateria de íon-lítio de alta voltagem elevou a capacidade energética de 7.7 kWh para 10.0 kWh – algo como um aumento de 30% na autonomia elétrica. Ainda é pouco, porém: o modelo roda até 52 quilômetros livre de emissões (antes, eram 40 quilômetros).
Além disso, a bateria de íon-lítio – posicionada sob o assento traseiro, otimizando o espaço na cabine – pode ser totalmente recarregada na tomada doméstica em cerca de cinco horas, ou em apenas 3h15m quando conectada ao wallbox.
O sistema híbrido do veículo é formado por um propulsor a combustão e um motor elétrico – que, juntos, geram uma potência combinada de 224cv (165kw), torque de 38.5kgfm, aceleração de 0 (zero) a 100 km/h em 6,8 segundos e autonomia de aproximadamente 500 quilômetros.
O motor tem três cilindros, 1.499cm³, 136cv (100kw) de potência e 22.0kgfm de torque a partir de 1.250 rpm. Já o elétrico, baseado num sistema híbrido sincronizado, oferece potência de 88cv (65kw) e torque instantâneo de 16.5kgfm.
O Mini Cooper SE Countryman ALL4 Plug-in Hybrid tem sistema de tração integral eletrificada e uma lista de equipamentos de série caprichada. Vem, por exemplo, com sistema multimídia de primeira, concierge com atendimento 24 horas e sistema de navegação próprio com informação de trânsito em tempo real.
Além de Apple CarPlay; Head Up Display, sistema de som Hi Fi Harman/Kardon; sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, entre outros itens. O modelo é produzido em Born, na Holanda.